ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO TAPAJÓS RECEBEM SISTEMA DE ENERGIA SUSTENTÁVEL 24H
Um sistema de energia sustentável que opera 24 horas por dia foi entregue no último sábado (1º) para as escolas Santo Inácio de Loyola, na Vila do Boim, e São Benedito, em Surucuá, ambas localizadas dentro da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. A iniciativa é inédita na região e coloca Santarém como primeiro município do Pará a garantir fornecimento contínuo de eletricidade a unidades de ensino situadas em comunidades ribeirinhas.
O novo sistema substitui o uso de geradores movidos a combustíveis fósseis por uma matriz de origem limpa e renovável, o que elimina emissões poluentes e reduz custos de operação e manutenção. Cada unidade de ensino recebeu 86 módulos fotovoltaicos de 700 watts, inversores com capacidade de 30kW e armazenamento de 40kWh, além de quatro baterias com durabilidade estimada de 25 anos. Com essa nova fonte de energia, também se espera uma melhor conservação dos alimentos da merenda escolar dessas instituições e o maior conforto térmico nas salas de aula para alunos e professores.
Santa Luzia (Muratuba), Frei Marcos (Paraná) e João Franco Sarmento (Suruacá) serão as próximas escolas beneficiadas com o novo sistema, somando cinco instituições nessa primeira fase. A meta é instalar sistemas de energia solar off-grid em 103 unidades de ensino dentro da Resex Tapajós-Arapiuns.
Nilton Araújo, secretário municipal de educação, avalia o projeto como uma junção entre tecnologia e educação ambiental e espera que os alunos compreendam na prática os benefícios que a sustentabilidade e o valor ambiental trazem.
Para o prefeito Zé Maria Tapajós, o projeto é parte de uma estratégia de longo prazo e garantiu que a meta é levar energia limpa e contínua a todas as escolas da região do Tapajós-Arapiuns até o fim do seu mandato.
A iniciativa da prefeitura de Santarém se soma a esforços municipais voltados à transição energética e à redução de emissões de carbono, em um momento em que o Pará se prepara para sediar, em Belém, a COP30, conferência climática da ONU que ocorrerá neste mês.
Por Rodrigo Neves
O Impacto


