INEXISTÊNCIA DE UMA GUARDA MUNICIPAL EM SANTARÉM – PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS – INSEGURANÇA TOTAL – RESULTADO: MEDO

Por José Olivar de Azevedo ( Advogado)

Santarém é talvez, a cidade de médio porte no Brasil, que não dispõe de uma guarda municipal. E porque não tem? Não interessa aos mandatários criar e manter algo que não brilha aos olhos do eleitor,e muito mais cria um ônus pesado aos cofres públicos. No entanto, o peso do custo suplanta os estragos e os desmandos ocorridos nos bens públicos de uso comum do povo, tais como: praças, parques, calçadões  de caminhada, orla e seus apetrechos, mercados e feiras, sem se contar, que uma Guarda Municipal com os poderes que a legislação lhe concede a nível nacional, se constituirá naquela força coadjuvante  da Polícia Militar que os santarenos tanto precisam.

A sua inexistência advém da visão anuviada dos gestores que passaram pela Prefeitura da cidade, e não veem quão importante é adicionar ao corpo da segurança pública, uma guarda voltada para realizar, institucionalmente  suas funções repressivas de resguardo dos bens públicos e adjuntória na manutenção da paz geral, coibindo atos ilícitos e criminais, somando para maior segurança pública.

Desde a época do ex-prefeito Alexandre Von foi ensaiado por ele a criação da guarda com lotação de 50 agentes e sem armas, apenas com cacetete e pernas para correr ou pedir auxílio à Polícia para não apanhar. Está imaginação do Alexandre, não saiu do papel, quiçá por desinteresse pessoal, por não se importar muito com a segurança pública, por comodismo que sempre lhe foi peculiar  ou por falta de arrimo orçamentário para tanto. O fato é que morreu na sua gestão o plano, que aliás foi criticado, por projetar um contingente irrisório e que só serviria para fazer figuração, posto que desarmados não imprimem respeito.

Na primeira campanha eleitoral, o então candidato Nélio Aguiar sustentou que a guarda era uma prioridade. Passou o primeiro mandato, passou o segundo, e o Nélio não falou mais no assunto. Resultado: duas promessas por dois ex-prefeitos que não cumpriram. Aliás, é bom dizer, outras promessas foram feitas, que não passaram de meras verberações eleitoreiras, muito mais, por Alexandre – sua administração foi um desastre –, mas também Nélio Aguiar deixou passar em branco atos de gestões efetivas na saúde pública e em outros setores, todavia trabalhou muito no aspecto de infraestrutura, implantando asfalto onde nunca se pensou chegaria. Medindo o desempenho dos dois, Nélio Aguiar suplanta em números e atos o Alexandre. Aliás, devo dizer, que a gestão de ambos não registrou atos de corrupção às escancaras, e se existiram,  desconheço.  Um ponto positivo para história dos dois.

Na atual gestão, capitaneada pelo José Maria Tapajós não tenho lembrança de que em campanha prometeu ou não uma guarda municipal, para melhorar a segurança  pública em nossa município. No entanto, ela é necessária para enfileirar-se  com os demais órgãos de Segurança Pública.

O nosso prefeito atual, sempre foi um homem bem intencionado, com bons propósitos, sincero e muito pacato,que abraça a todos e pauta sua administração na experiência vivida como político há mais de 30 anos.

Não sei se implantará a guarda, talvez tenham pessoas ao seu lado desestimulando tal ato, assim como tem aqueles que abusam da sua bondade, quem sabe, por ações próprias eles – algumas destas ações já vieram a público –, e o prefeito, que na minha visão é homem probo e humilde vai sofrer num futuro próximo, os efeitos da sua bondade e delegações de poderes por  confiança. Se o José Maria criar efetivamente, a guarda de Santarém, vai registrar na história sua coragem dando um passo a frente dos que, no passado, não tiveram este ímpeto.

Todos sabemos que vivemos num país de insegurança total, com reiterados homicídios, assaltos, feminicídios e outros atos criminosos. Com um percentual  bem alto, atribui-se este estado de beligerância entre as pessoas, a vários fatores: aumento da ação das facções em todos as cidades; impunidade por falta de um maior aparelhamento  e compromisso dos Estados Federados; legislação protetiva dos bandidos;políticos de esquerda buscando a proteção dos meliantes e condenados, que hoje têm mais direitos dos que pessoas de bem;  fronteiras territoriais escancaradas e tantos fatores que vêm crescendo e nenhum político agiu até agora, só ensaiam medidas de punição, que não passam de fogos de artifícios.

Hoje todo mundo vive inseguro e com medo, pois o país se tornou campo de concentração de facções, seja no Sul; no Sudeste; no Nordeste; no Cento Oeste e no Norte, enquanto muitos da esquerda aplaudem – isto porque, o caos em comoção intestina no país, lhes interessa– outros, bem intencionados aparelham suas polícias, suas guardas municipais – na cidade de onde eu vim, com vinte mil habitantes, tem uma guarda municipal de mais de 20 homens e armados – assim como em tantas outras do mesmo porte.

Fica, portanto, uma sugestão ao nobre prefeito: crie a guarda municipal antes de ser tarde demais!

O Impacto

2 comentários em “INEXISTÊNCIA DE UMA GUARDA MUNICIPAL EM SANTARÉM – PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS – INSEGURANÇA TOTAL – RESULTADO: MEDO

  • 19 de novembro de 2025 em 23:58
    Permalink

    Concordo com a, análise do Adv. Olivar, morador de muitas décadas em Sxantarém e possui conhecimento das regiões brasileiras.
    A Guarda Municipal, deve ser implantada sim, com diretrizes e ferramentas voltadas para coibir que delinquentes depredem o patrimônio do município e apoiem na segurança à população.
    A Guarda Municipal é importante, tanto quanto a implantação da pequena indústria em Santarém, como forma de suplantar os contingentes de aposentados e benefiários outros, como os funcionários públicos.
    Há quanto tempo fechou a Tecejuta? Outrora dizia-se que não tinha indústria em Santarém, porque não tinha energia suficiente, era óbvio! E hoje?
    A nossa juventude precisa sair do laboratório da Educação em Santarém, e ter uma oportunidade de trabalho!
    É NECESSÁRIO ISSO, mas cadê o fomento financeiro para dar o start na instalação da pequena indústria, PELO MENOS? Deixarão que as instalemos?
    Eis a questão! A Guarda Municipal, puxa outros temas importantes para a nossa querida Santarém. Tem o meu aplauso, Doutor.

    Resposta
  • 19 de novembro de 2025 em 23:52
    Permalink

    Concordo com a,análises do Adv. Olivares, morador de muitas décadas em Santarém e possui conhecimento das regiões brasileiras.
    A Guarda Municipal, deve ser implantada sim, com diretrizes e ferramentas voltadas para coibir que delinquentes depredam o patrimônio do município e apoiando na segurança à população.
    A Guarda Municipal é importante, tanto quanto a implantação da pequena indústria em Santarém, como forma de suplantar os continentes de aposentados e benefiários outros, como os funcionários públicos.
    Há quanto tempo fechou a Tecejuta? Outrora dizia-se que não tinha indústria, porque não tinha energia suficiente, era óbvio! E hoje?
    A nossa juventude precisa sair do laboratório da Educação em Santarém, e ter uma oportunidade de trabalho!
    É NECESSÁRIO ISSO, mas cadê o fomento financeiro para dar o start na instalação da pequena indústria, PELO MENOS? Deixarão que as instalemos?
    Eis a questão! A Guarda Municipal, puxa outros temas importantes para a nossa querida Santarém. Tem o meu aplauso, Doutor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *