POLÍCIA CIVIL DO PARÁ PRENDE DEZ PESSOAS POR FRAUDES BANCÁRIAS DIGITAIS
A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), realizou a prisão de dez envolvidos em crimes de fraudes bancárias e diversos golpes digitais. Nove dos presos foram localizados no Estado de São Paulo e um no Pará.
A operação deu início às prisões na quarta-feira (26) e seguiu até a manhã de sexta-feira (28), a ação foi coordenada pela Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais por Meios Cibernéticos (DCEP), vinculada à DECCC. Foram cumpridos mandados judiciais de prisões preventivas e 13 mandados de buscas e apreensões nas residências ligadas aos alvos.
“Os criminosos utilizavam recursos tecnológicos avançados para a prática dos delitos, que incluíam o golpe do ‘falso parente’ e fraudes bancárias com a invasão de contas bancárias e esquemas de golpes digitais em que prometiam a venda de serviços e bens, solicitando pagamentos posteriores das vítimas. A complexidade dos crimes e a dispersão dos locais de ação em diversos municípios, incluindo a capital paulista, demandaram o apoio de vários peritos em informática computacional para a análise e coleta de evidências”, detalhou a delegada Vanessa Lee, titular da DECCC.
Durante o cumprimento do mandado de busca no Pará, a equipe da Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA) identificou e registrou a posse e o compartilhamento do conteúdo de abuso sexual infantil no local, assim, houve a imediata prisão em flagrante do indivíduo. Os presos foram conduzidos para as unidades policiais para os procedimentos legais cabíveis.
Por Sarah Beatriz
O Impacto


