EU SOU ADVOGADO
Por César Ramos, advogado criminalista
Quando alguém me pergunta o que sou (referindo-se à minha profissão), respondo com muito orgulho: SOU ADVOGADO.
Hoje eu estava pensando no quanto essa frase quer dizer, ou melhor, significa.
Quando digo “eu sou advogado”, estou a dizer:
Sou aquele que luta pelos seus direitos, sou aquele que pensa no melhor argumento para convencer o juiz (e até a outra parte) de que você tem razão ou que é inocente.
Sou aquele que quebra botões do terno nos balcões das secretarias, que leva “chá de cadeira” das autoridades e até de servidores comuns, tudo para garantir o respeito e a efetivação de seus direitos.
Sou aquele que, se a causa demorar para ser julgada, recebe a incompreensão e ingratidão do cliente.
Sou aquele que será o grande responsável por eventual decisão desfavorável à causa que defendo.
Sou aquele que, apesar dos pesares, acredita na justiça. Sou aquele que não pode se apequenar diante das dificuldades e que tem que ter coragem de enfrentar todos os obstáculos no exercício da advocacia.
Sou aquele que, muitas vezes, é condenado socialmente junto com o cliente. Sou aquele que defende os direitos humanos, o devido processo legal, o Estado Democrático de Direitos, a cidadania e os direitos e garantias fundamentais.
Eu poderia escrever um livro sobre o que significa dizer “eu sou advogado”. Mas não é essa a proposta deste pequeno texto. É apenas uma breve reflexão.
Então, vou encerrar dizendo com muito orgulho:
EU SOU ADVOGADO!
Com esse texto, homenageio todos os advogados e advogadas do Brasil nesta data especial em que se comemora o “Dia da Advocacia”.
O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do jornal ou de sua direção.
O Impacto
Descubra mais sobre Jornal O Impacto
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


