Informe RC
QUE CUMPRA O PROMETIDO
Passadas as eleições, com a reeleição da presidente Dilma, aos vencidos não cabe perder tempo com justificativas, a não ser do baixo nível da campanha, uma das mais acirradas ocorridas no país, e as ofensas e mentiras deferidas pela vencedora e seu partner, o ex-presidente Lula, contra Marina Silva e Aécio Neves, o mais preparado dos postulantes para tirar o Brasil do fundo do poço, colocado pelos governos petistas. Resta ao perdedor, dono de uma grande coragem cívica, e a seus eleitores, cobrar as promessas feitas pela vencedora, de que vai acabar com a corrupção, promover reformas, apurar o saque criminoso nos cofres da Petrobrás, punir corruptos e colocar a nação nos eixos, o que não fez nos seus 4 anos de governo, a não ser jogar muita sujeira pra debaixo do tapete. O povo espera que tenha mais sorte no 2º mandato do que no 1º, que foi um desastre, e cumpra os prometidos.
NÃO SE VÁ, PAULO. FIQUE
Santarém é conhecida como terra de povo bom e hospitaleiro, sabe receber seus visitantes, principalmente aqueles que fazem dela sua morada, acreditando no seu futuro. Causou surpresa para muitos a confissão do empresário Paulo Barrudada, proprietário do melhor hotel do interior do Pará, que leva seu sobrenome, ao boa praça, blogueiro Nelson Vinencci, inserido num tópico de sua coluna da edição passada: “Vou fixar residência em Boa Vista. Aqui sou forasteiro”, em função dos ataques a sua honra desferidos nas redes sociais por pessoas que não querem ver Santarém progredir, segundo afirmou. Ofensas anônimas, Barack Obama e o Papa Francisco recebem diariamente e não se mostram abalados por isso. Paulo, fique na cidade que lhe acolheu bem e à sua família. Você é homem de negócios, tem visão empresarial e pode contribuir, e muito, para o desenvolvimento do município. Só um conselho, que pode ser ouvido ou levado pelo vento: não se meta mais em política, para qual é tido como pé frio, segundo comentam seus próximos, pelo insucesso das causas que abraçou neste ano, da eleição do vereador Maurício Corrêa, que ficou distante de se eleger deputado estadual, e do apoio dado a Helder Barbalho para governador, que você trocou por Simão Jatene, a quem pediu voto no primeiro turno. Não se vá, Paulo, fique na cidade. Se for, amanhã vai fazer falta.
CARTA SEM RESPOSTA À PESSOA ERRADA
Acusado junto com a esposa enfermeira de ser um dos planejadores da morte do filho, o menino de 11 anos Bernardo Boldrine, acontecido na cidade de Três Rios, no Rio Grande do Sul, preso desde abril na Penitenciária de Charqueadas, próxima à capital, o médico Leonardo Boldrine escreveu de dentro da cela, datada de setembro, uma carta ao Juiz de Execuções Penais, pedindo ao magistrado, que a memória do filho seja preservada e não permita, da tragédia que viveu, e vive, seja objeto de palestras em universidades e centros acadêmicos por parte de autoridades que promoveram as investigações. Crimes hediondos nunca são esquecidos, fazem parte da história da cidade. Nada demais fazer carta a um Juiz, se o caso não tivesse causado comoção nacional, e ele, como pai, tivesse impedido a madrasta de aplicar a injeção letal que levou o menino à morte. Se o médico, como pai, não preservou a vida do filho, como pode um Juiz evitar que o fato cruel não seja lembrado se foi criada lei federal chamada de Menino Bernardo, que proíbe castigos físicos a crianças? A carta sem resposta foi feita à pessoa errada.
ELEITOR RECONHECIDO
Eleitores de Itaituba, maioria alheios a partidos, carregam uma virtude, pouco cultivada, reconhecer quem presta serviços ao município. Baseado nesse princípio, o ex-prefeito Wirland Freire ganhou uma eleição fácil por ter asfaltado a maior parte das ruas da cidade. Se não tivesse falecido em agosto de 2004, ia se reeleger de novo. Outros ex-prefeitos, como os médicos Edilson Botelho e Benigno Reges, quando candidatos, foram derrotados, não tinham obras visíveis que marcassem suas passagens pela prefeitura. Nesta ultima eleição majoritária, o governador Simão Jatene, contando no seu grupo de apoio com uma prefeita (Eliane Nunes) desgastada, com baixa popularidade junto à população, ganhou a eleição no primeiro e segundo turno com milhares de votos na dianteira, fruto do reconhecimento do, ainda em construção, Hospital Regional de média e alta complexidade, que vai atender os municípios vizinhos. Em Santarém, onde perdeu, para ter esse reconhecimento, teria de construir 5 hospitais regionais, abrir 5 novos cursos de medicina e fazer 5 terminais fluviais, como o da Orla em frente à cidade, e 5 cais de arrimo, como o de Alter do Chão.
GRANDE CAMPEÃO
A Construtora Mello de Azevedo, de origem mineira, há mais de 12 anos estabelecida em Santarém, é velha conhecida de auditores do Tribunal de Contas da União, como campeã em superfaturar obras com dinheiro público, repassado pelo Ministério dos Transportes, e comercializar com fornecedores desconhecidos e de endereço fantasma. Mesmo com esses predicados, foi responsável pelo primeiro trecho da Orla, em frente à cidade, ameaçada de vir abaixo, da construção do Viaduto, e outras em andamento, bancadas pelo PAC ao custo de dezenas de milhões de reais. Tendo das duas primeiras, prestações de contas glosadas pelo TCU. Atualmente, a Mello de Azevedo está às voltas com o Ministério Público Federal, em Santarém, como ré numa ação que tramita na Justiça desde 2009, por crime de improbidade administrativa, por ter superfaturado em 1.5 milhão de reais, valor à época, uma obra em Oriximiná (parte de um cais de arrimo que posteriormente desabou), no que contou com a ajuda do prefeito Luiz Gonzaga e de uma empreiteira de Santarém. A Justiça quer o dinheiro de volta.
O POVO NÃO AGUENTA
Desde setembro, a pedra vem sendo cantada pelo ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega, com promessa de ser demitido após as eleições do dia 26, de que antes da virada do ano as contas de luz emitidas pela Rede Equatorial, com aval da presidente Dilma e da Aneel, vão sofrer mais um aumento, independente dos 34,44% dados em agosto, ocasionando protestos de quase 2 milhões de consumidores paraenses, somados aos de outros estados, que se sentiram assaltados. Como se não bastasse as oscilações de energia e paradinhas quase diárias, ocasionando prejuízos de milhões aos usuários e à economia da região, o consumidor não aguenta mais reajustes, num momento que a inflação corrói salários, e nem pode servir de avalista a empréstimos, de dezenas de bilhões de reais, contraídos pelas concessionarias orientadas pela Aneel junto a bancos oficiais, por alegados prejuízos pela falta de chuva esvaziando reservatórios no sul e sudeste do país. No que os paraenses não têm nada a ver com isso.
COMIDA EM SACOS
Raro mês, que não haja rebeliões em presídios ou cadeias públicas ocasionando fogo, destruição e mortes. Em todos eles, entre os motivos alegados pelos apenados, é a superlotação, mau relacionamento com agentes penitenciários e a péssima alimentação servida. Pura verdade. Essa situação é do conhecimento da Justiça e vivida em todas as casas penais do Brasil. Têm cidades que a situação dos presos é tão grave que Juízes mandam esvaziar as delegacias, principalmente no nordeste, e mesmo aqui no Pará. Nesta quinzena do mês, para apurar denuncias, membros do Sindicato de Agentes Penitenciários do Piauí visitaram uma penitenciária em Parnaíba, distante 300 km de Teresina. Constataram dos detentos estarem recebendo as refeições em saco plástico, sem talheres e comendo usando as mãos. Alguém tem culpa dessa situação que não é exclusiva do Piauí e sim de todos os estados do Brasil? Será do Ministério da Justiça? Triste ver, no governo do PT, com tanto dinheiro “emprestado” às nações companheiras, existir brasileiros vivendo e se alimentando como animais.
PRORROGAÇÃO DIFÍCIL
Recente, a Câmara Federal aprovou, ainda dependendo de votação no Senado Federal, o texto da Medida Provisória 651/14, ampliando em 4 anos o prazo para prefeituras se adaptarem à lei 12350/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, determinando que até 02/08/2014 os municípios acabassem com os seus lixões a céu aberto e instalassem aterros sanitários. A ministra do Meio Ambiente, antes mesmo da presidente tomar conhecimento da decisão da Câmara, se antecipou dizendo do governo federal não concordar com a prorrogação e ir envidar esforços para a matéria não ser aprovada no Senado. Como a presidente manda e desmanda na feitura da pauta para a apreciação e dispõe de maioria obediente, tanto na Câmara quanto no Senado, difícil o prazo ser concedido, o que não será bicho de 7 cabeças, já que o problema tem de ser resolvido. Lixão não tem partido.
VIROU ROTINA
Desvio de recursos públicos repassados a políticos virou rotina nos governos do PT. Operações são feitas por ONGs com finalidade de financiar campanhas eleitorais dos companheiros em alguns estados. Recente, a ONG Instituto Brasil de Preservação Ambiental, sediada na Bahia, sua ex-presidente confessou publicamente ter desviado, do recebido da União, 50 milhões de reais. Entre os beneficiados, aparece o atual governador eleito da Bahia, um senador e um ex-ministro. Todos, como sempre, negam o “empréstimo”. Nesta quinzena do mês, a Polícia Federal descobriu, no Rio Grande do Sul, que milhares de famílias cadastradas em associações companheiras, pretendentes a empréstimos à agricultura familiar, estavam sendo logradas. Os recursos repassados pelo PRONAF a bancos oficiais, destinados a pequenos agricultores via associações, eram embolsados por seus dirigentes, coisa de muitas dezenas de milhões de reais. O que ocorre no Rio Grande do Sul tem acontecido em muitos municípios do sul do Pará. De quando em vez, um dirigente companheiro é preso pela Polícia Federal. O difícil é saber onde não estão roubando.
É COMO MULHER DE CEZAR
O prefeito Alexandre Von, para ficar bem com a história e amanhã não venha a ser acusado de omisso, dizendo não ter sido avisado, devia pelo menos constituir uma Comissão Interna na prefeitura, com funcionários sérios, para apurar fatos vindos a público nas colunas de semanários locais, que focam um dos setores mais importantes do governo, o de Terras. Semana anterior, o bem conceituado advogado José Olivar, num trecho de sua coluna Novo Portal, no Jornal Impacto, comenta que funcionários estão desrespeitando a legislação quanto ao valor real de imóveis, fazendo uma paralela com base de cálculos elevados, aumentando impostos, principalmente em casos de desapropriação ou alienação do bem imóvel, o que pode ocasionar perdas a uma das partes, prefeitura ou contribuinte. Prefeitura, prefeito, é como uma afirmativa de um imperador romano (Júlio Cesar) nos anos 60 A.C., feita diante de um tribunal, “à mulher de Cezar, não basta ser honesta, deve parecer honesta”. Mande apurar prefeito.
CONSELHEIRO ABUSADO
O senador João Capiberibe (PSB-AP), autor da lei que criou o canal da Transparência Pública, em vigor, obrigando órgãos do governo municipal ao federal a exibirem diariamente, para conhecimento geral, os valores recebidos, despesas efetuadas com nome dos beneficiados. Diante de tantos escândalos ocorridos no seu estado, o Amapá, que redundaram em prisões feitas pela policia federal com hospedagem na Penitenciária da Papuda, de conselheiros e presidente do Tribunal de Contas, apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 30/2013) ainda na Comissão de Justiça do Senado, à espera da designação de um relator, ou seja, engavetado, com a intenção de frear gastos de Assembleias Legislativas e Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, onde ocorrem sempre fatos vergonhosos, a exemplo de um entre dezenas de outros: o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, por mais de 4 anos, abrigou na sua folha de pagamento uma assistente de gabinete com salário de R$9.500 a uma professora de ginastica, que nunca trabalhou no órgão, e que durante duas horas por dia dava aulas a um Conselheiro e esposa, de 2ª a 6ª. O TCE ficou de abrir “sindicância” para apurar se a professora era fantasma, para o Ministério Público abrir ação pedindo a devolução do dinheiro, que devia ser feita pelo Conselheiro. O triste é no fim não haver punição.
O BRASIL DESCENDO A LADEIRA
1º- O ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobrás, Renato Duque, cota exclusiva do Partido dos Trabalhadores na diretoria da estatal, foi acusado por Paulo Roberto Costa, da de Refino e Abastecimento (2004-2002), a Polícia Federal e a Justiça Federal do Paraná, de participar de esquema ilícito com empreiteiras que pagavam 3% do valor dos contratos ao PT. 2º- Relatório do Bank of American Merril Lyinch aponta a Petrobrás como a empresa mais endividada do planeta. O documento informa da dívida da estatal crescer rapidamente. Também pudera! 3º- O doleiro Alberto Youssef confessou a Policia Federal e ao Ministério Publico Federal do Paraná, que pagava mensalmente em nome do PT, mesada de 100 a 150 mil reais a parlamentares aliados ao partido no Congresso, dependendo da visibilidade política de cada um. 4º- O tesoureiro nacional do PT, apontado como recebedor das propinas dadas ao partido, subtraídas dos cofres da Petrobrás, também é membro do Conselho de Itaipu. Cruz Credo! Deve estar vigiando o ministro Edison Lobão. É o Brasil descendo a ladeira.