Romeiros temem acidente no cais de arrimo durante o Círio da Conceição
Há grande preocupação por parte das pessoas que irão caminhar na orla da cidade, na manhã de domingo, 23, no Círio de Nossa Senhora da Conceição, por conta de inúmeros buracos que existem no cais de arrimo, no trecho do Mercadão 2000 e a Praça Tiradentes, em Santarém, Oeste do Pará.
Segundo o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), major Paulo Costa, nenhuma solicitação de interdição, por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMIMFRA) chegou até o órgão.
O cais de arrimo está cedendo em conseqüência da infiltração das águas da chuva e do rio Tapajós, nas paredes de contenção do muro. A preocupação dos romeiros fica por conta dos riscos de acidentes, neste domingo, 23, quando terá a maior manifestação religiosa da região, o Círio de Nossa Senhora da Conceição.
Segundo os romeiros, a questão do cais de arrimo vem desde 2009 quando teve a grande enchente que alagou a Avenida Tapajós, o problema persiste até hoje e nada é feito.
O romeiro Alexandre Santana, que vai acompanhar o Círio próximo a berlinda, diz que há alguns riscos aos fiéis, em alguns trechos do cais de arrimo, por conta da estrutura está quase desabando. “O cais não oferece estrutura adequada, placas estão deslocada, oferecendo perigo a toda a população e turistas que estarão em ato de Fé, agradecendo a nossa Senhora da Conceição, as graças obtidas durante o ano”, declarou.
Santana disse, ainda, que a Prefeitura de Santarém deveria ter feito com antecedência uma reforma ou interditar parte da estrutura do muro. “Está em cima da hora e, eles deixaram a desejar! Espero que não aconteça nada, mas é perigoso para os fiéis. Todos temos que tomar um cuidado extremo, porque mais de 200 mil pessoas estarão participando do Círio, e pode contribuir para acidentes. Isso não está fora de questão, mas penso e espero que ocorra tudo na melhor maneira possível, e que no Círio tudo ocorra bem”, ponderou.
APOIO: Entre os dias 22 de novembro a 8 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) disponibilizará aproximadamente 150 profissionais para dar apoio às festividades de Nossa Senhora da Conceição. No dia da Trasladação, Círio e Caminhada de Fé com Maria, equipes de saúde ficarão distribuídas entre a população para prestar os primeiros atendimentos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SEMSA) e uma ambulância do Corpo de Bombeiros farão o acompanhamento do percurso das três procissões.
Segundo o coordenador do setor de saúde para o Círio, enfermeiro Anderson Cavalcante, os profissionais estarão devidamente uniformizados e em qualquer situação de risco, como desmaios ou ferimentos, a população pode acionar as equipes que prestarão os primeiros socorros.
“É importante ressaltar aos fieis para estarem bem alimentados, fazer constante hidratação ao longo do trajeto, ou mesmo levar frutas para reposição das energias durante a caminhada e ficarem atentos quanto ao tipo de calçado, que deve ser de preferência tênis ou sandálias confortáveis”, alerta o enfermeiro.
Durante as noites do arraial, a Unidade Móvel (ônibus) prestará os serviços de atendimentos básicos, como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, hidratação e curativos.
HOMENAGEM: Neste domingo (23), quando ocorre o Círio da padroeira dos santarenos, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) prepara a tradicional homenagem nas dependências da instituição. O Coral SEMSA fará a primeira homenagem do Círio, com a apresentação da canção “Mãe do Novo Homem”, de Eugênio Jorge. O coral será acompanhado pela banda do Ministério de Música Anjos de Deus.
O Coral SEMSA é um grupo musical formado por cerca de 70 profissionais da Secretaria de Saúde, que durante a homenagem entoarão, especialmente, músicas com o tema mariano e dentre outras canções da igreja católica.
SERVIÇO DE LIMPEZA: A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) montou um esquema de limpeza para o domingo (23/11), dia do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Equipes com caçambas e carros coletores estarão realizando a limpeza durante em todo o percurso da romaria. Para a celebração religiosa, as avenidas São Sebastião, Cuiabá e Tapajós, passam por serviços de retirada de entulhos, pintura, capina, roçagem e raspagem.
Na madrugada de sábado (22) para domingo (23), equipes estarão fazendo nova limpeza e vistoriando essas vias, por onde passará a caminhada. Outra equipe do setor de fiscalização está desde quita feira (20/11), fiscalizando calçadas, dessas vias, para prevenir possíveis irregularidades.
INTERDIÇÃO DE RUAS: A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) informa que a partir do sábado (22) vai iniciar o processo de interdição de vias para a trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Matriz até a igreja de São Sebastião.
A partir das 16h serão interditadas parte das vias que farão parte ou são adjacentes ao percurso da trasladação, entre elas as Avenidas Rui Barbosa, São Sebastião, Barão do Rio Branco e Mendonça Furtado e as Travessas Turiano Meira e Sete de Setembro. A imagem de Nossa Senhora da Conceição será trasladada da igreja Matriz, percorrendo a Travessa João Otaviano de Matos, Avenida Rui Barbosa, Rua Inácio Corrêa, Rua Coronel Joaquim Braga até chegar a igreja de São Sebastião.
“Nós aproveitamos para pedir a todos os proprietários de veículos para que não estacionem seus veículos por onde vai passar a trasladação, para que não tenhamos dificuldades e para dar mais segurança às pessoas que estiverem caminhando”, orienta o chefe de Fiscalização da SMT, Augusto Sousa.
No dia do Círio, as interdições vão acontecer nas imediações do trajeto oficial que sairá da Igreja de São Sebastião, seguindo pela Avenida São Sebastião, Avenida Cuiabá, Avenida Tapajós até chegar ao elevado da Praça da Matriz.
LINHAS DE ÔNIBUS: A SMT já solicitou às empresas do transporte coletivo urbano para que elas disponibilizem toda a frota de ônibus para servir à população no domingo.
Por: Sabrine Dalazen (estagiária)
Fonte: RG 15/O Impacto