CTA alerta: “Maior índice de contaminação de AIDS é no carnaval”
O grande índice de pessoas que estão contaminadas com AIDS em Santarém e outros municípios da região é alarmante, fazendo com que as autoridades ligadas à saúde se mobilizem para que pelo menos controlem a doença.
Com o tema “Carnaval é folia. AIDS não! Prevenção é a solução”, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove a campanha de cuidados às DSTs/AIDS para o Carnaval 2015. Ao todo, serão disponibilizados 60 mil preservativos.
Segundo a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, a única forma de prevenir é com o uso do preservativo. “A forma de contágio da AIDS é 100% pela relação sexual desprotegida, tendo o contato com secreções. Por isso, é sempre importante as pessoas não se descuidarem usando a camisinha”, afirma Ana Lúcia Ferreira.
Atualmente, na região Oeste do Pará, o CTA tem registrado 315 casos de pessoas contagiadas por HIV, Sífilis ou Hepatite Viral. A maior incidência está entre os jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, representando 81,3% desse total.
Diante os dados, a mensagem geral da campanha de carnaval deste ano tem como público alvo os jovem para se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis, usar camisinha, fazer o teste e em caso positivo, o tratamento imediato. “Queremos ressaltar que nosso público alvo da campanha será o jovem, mas todas as faixas etárias estão dentro da estatística. A AIDS não tem cura e conviver com a doença não é nada fácil”, alerta a coordenadora.
Além dos serviços durante os dias de folia, o CTA promoverá ações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com a distribuição de preservativos, testes-rápidos e orientações.
PROGRAMAÇÃO: Nesta sexta-feira, dia 06, será o lançamento do Bloco da Camisinha, no Parque da Cidade. Hora, a partir das 17 horas, quando haverá a troca de 1 (um) abadá por 2 (dois) quilos de alimentos não perecíveis. Na segunda-feira, dia 09, a campanha será desenvolvida no CRAS São José Operário, das 13:30h às 17:30h; no dia 10 será no CRAS Caranazal, das 13:30h às 17:30h; no dia 11, a campanha se desenrola no CRAS Santana, das 13:30h às 17:30h; e no dia 12, será no CRAS Ribeirinho, das 13:30h às 17:30 horas.
Fonte: RG 15/O Impacto