Curso de Direito da FIT/Unama obtém 51% de aprovação no Exame da OAB
O resultado da última prova do Exame da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB) na subseção de Santarém apontou um resultado muito positivo para a FIT/Unama. A instituição saiu a frente de todas as outras IES da região, obtendo 51,92% de aproveitamento, com 27 alunos nossos aprovados dentro de um total de 52 candidatos no geral. Entre estes aprovados, 5 alunos ainda estão cursando o 9º semestre.
Para a coordenação do curso, a obtenção destes números é fruto de um conjunto de fatores que envolvem o trabalho dos professores, da estrutura institucional e do corpo administrativo, mas também o empenho dos alunos. “É com imensa alegria que recebemos a confirmação destes dados. Podemos perceber que a mudança da mentalidade dos alunos que se preparam para o exame cada vez mais cedo e com maior consistência. Nenhum fruto é colhido se não houver essa mudança desde a base. Temos que incentivar os alunos desde os primeiros semestres, porque a melhor solução é investir em conhecimento, que é um tipo de riqueza que ninguém pode tirar”, conclui o professor Peter Xavier, coordenador do curso de Direito da FIT/Unama.
O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito no Brasil, onde demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da advocacia. Realizado três vezes por ano, cada concurso contém duas provas aplicadas em dias diferentes. A primeira é uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões. O alto índice de aprovação é visto com bons olhos pela subseção da OAB em Santarém.
“O exame é um processo seletivo por meio de um certame público que avalia as condições dos conhecimentos dos candidatos que estão aptos a ingressar na carreira jurídica. Todo o programa que consta no edital é o mesmo que os acadêmicos estudam na universidade. O problema é que nem todas as universidades possuem qualidade suficiente em função da mercantilização da educação, fazendo com que a Ordem selecionasse as pessoas que irão prestar serviços para a sociedade como advogados. O resultado significa que a FIT/Unama está no caminho certo no sentido de investimento para que os alunos tenham bons resultados”, ressalta Dr. Ubirajara Bentes, Presidente da subseção da OAB em Santarém.
O curso de Direito foi implantado nas Faculdades Integradas do Tapajós em 1990, sendo o um dois mais concorridos do vestibular. Dividido em 10 semestres com turmas vespertinas e noturnas, foi classificado com três estrelas pela revista Guia do Estudante. Na outorga das turmas de 2015.1, que aconteceu em agosto, pela terceira vez consecutiva, a OAB esteve presente para conceder a entrega da carteira da ordem, documento que autoriza os bacharéis a exercerem a profissão. Ao todo, seis acadêmicos receberam o documento durante o evento.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/FIT