Pará terá duas cidades entre as que vão receber a tocha olímpica
Representantes do setor turístico da Região Norte começaram a debater as estratégias para impulsionar o turismo por meio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Estima-se que as provas serão acompanhadas por um público potencial de cerca de 4,8 bilhões de telespectadores – número quase cinco vezes maior do que o da final Copa do Mundo. Entre estas disputas estarão os jogos de futebol, que têm na capital amazonense, Manaus, uma das seis sedes.
A idéia é aproveitar a visibilidade mundial do evento para promover destinos locais. Uma das grandes oportunidades começa em maio de 2016 com o revezamento da tocha, que percorrerá mais de 300 cidades – e pernoitará em mais de 80 delas. No Norte, a chama pernoitará nas sete capitais e em Santarém (PA).
O prazo para os interessados em participar do revezamento da tocha indicar alguém para carregá-la encerrou no dia 15 de outubro deste ano. A solicitação poderia ser feita pela internet, e deveria conter uma explicação do motivo pelo qual a pessoa merece participar do evento.
Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o revezamento da tocha ajudará a nacionalizar os ganhos da Olimpíada. “Uma equipe do governo federal está rodando o Brasil para preparar o tour da tocha. O revezamento é uma estratégia fundamental para a mobilização do país em torno dos jogos e nos ajudará a amplificar os ganhos de imagem. Nossa idéia é que o percurso vire um grande evento turístico, que as cidades se organizem, as ruas se enfeitem, e que nosso povo se destaque mais uma vez por sua hospitalidade”.
Fonte: RG 15/O Impacto