Orquestra Filarmônica de Santarém comemora dois anos de fundação
Envolver o público no retrospecto musical é a proposta do concerto de aniversário de dois anos da Orquestra Filarmônica de Santarém. A exibição instrumental será no dia 06/11, no auditório da Casa da Cultura, às 20 horas.
Segundo o regente da Orquestra, Rafael Brito, a apresentação instrumental terá dois momentos. “Na primeira parte, o gênero será o popular e na segunda, o repertório sinfônico. Entre as obras musicais, a Scene do balé Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, a Dança do Sabre de Aram Kachaturian, o minueto de Johan Sebastian Bach, o alegro, do Outono de As Quatro Estações de Vivaldi, além de O Fortuna da obra Carmina Burana de Carl Orff”.
A preparação para o evento musical continua toda segunda-feira, o ensaio geral está programado para o dia 05/11. Participarão 35 componentes. Na utilização dos instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, trompete, trombone, trompa e percussão. Ingressos no valor de R$ 3, com os alunos ou na recepção da Filarmônica Municipal de Santarém, localizada na Avenida Borges Leal, 1449, entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa 15 de Agosto, no bairro Santa Clara.
Sobre a Orquestra Filarmônica de Santarém- é uma orquestra sinfônica que surgiu na cidade de Santarém, interior do estado do Pará. Dentre os objetivos da Orquestra Filarmônica de Santarém estão a expansão do repertório sinfônico, além da divulgação da música erudita através de projetos, Concertos e outros eventos voltados para a população santarena e da Amazônia. Seus primeiros ensaios ocorreram em agosto de 2013 contando inicialmente com aproximadamente 20 músicos formados pelos cursos de Prática Instrumental da Academia de Música da Filarmônica de Santarém. O lançamento oficial da Orquestra deu-se em 29 de outubro de 2013 na Câmara Municipal de Santarém.
Desde o lançamento a Orquestra Filarmônica de Santarém tem atendido a convites para apresentações em eventos na cidade de Santarém, em organizar concertos sinfônicos, apresentando obras de compositores: Bach, Vivaldi, Beethoven, Pachelbel, Tchaikovsky, Orff, dentre outros. No período entre 2013 e 2015 esteve presente em aproximadamente 30 eventos públicos além de apresentar 6 concertos sinfônicos.
Por tratar-se de uma orquestra sinfônica em formação a Orquestra Filarmônica de Santarém tem recebido regentes convidados que trabalham a performance da orquestra. Em maio de 2014 a Orquestra Filarmônica de Santarém recebeu o contrabaixista paraense Jonas Arraes e em junho do mesmo ano recebeu o regente paraense Amílcar Gomes. Em julho de 2014 a violinista Luciana Arraes, doutoranda em violino, ministrou Workshop para a Orquestra que culminou com um recital na Universidade do Estado do Pará, Campus Santarém.
A Orquestra Filarmônica de Santarém é composta pelas seções de cordas, sopros e percussão tendo hoje um total de 35 músicos selecionados na Academia de Música da Filarmônica e também por meio de Audições Externas.
Fonte: RG 15/O Impacto