Thompson Mota
A internet ainda é uma ferramenta muito nova. Muitos dos desdobramentos de sua vertiginosa utilização ainda estão em processo de conhecimento pela humanidade, principalmente no que diz respeito aos seus malefícios. Cada vez mais experimentamos o potencial negativo da superexposição e, por isso, cresce a necessidade de avaliação preventiva do risco que pequenas atitudes podem ocasionar, como, por exemplo, uma ingênua postagem da imagem de um filho nas redes sociais. Primeiramente, cabe destacar que a Constituição Federal eleva como princípio fundamental a dignidade da pessoa humana (Art. 1º, III, CF). Ela é a mais importante lei do País e todas as demais leis estaduais e municipais estão subordinadas a ela. Por representar um dos alicerces da sociedade, a mesma Constituição Federal prevê um capítulo especial sobre a família, a criança e o adolescente.
EXPOSIÇÃO VIRTUAL II
Os pais, na maioria das vezes, imbuídos pelo entusiasmo oriundo da maternidade ou paternidade, acabam por expor a criança sem avaliar o real potencial negativo de tal ato. Sem saber, eles estão oferecendo material para pedófilos que agem em grande escala na rede mundial de computadores, utilizando, inclusive, as imagens para montagens pornográficas. Esses pais não percebem, mas, muitas vezes, estão fornecendo, de forma indireta, dados do dia a dia da família e da criança, de modo a facilitar a atuação de ladrões e sequestradores. Assim sendo, para evitarmos maiores dissabores, a diligência deve ser nossa maior aliada no que diz respeito à exposição virtual, sob pena de até mesmo, muitas vezes sem querer, estarmos atacando direitos fundamentais de nossos filhos. Pense nisso!
Muito se fala sobre a crise. Todos os dias somos bombardeados com informações pessimistas sobre a situação de nosso país. No entanto, não é bem isso que os números mostram. Apesar de estarmos atravessando um momento de dificuldade, os dados do Ministério do Trabalho apontam que, em meio à crise, há empregos surgindo em cidades do interior do Brasil. Em 2015 houve uma perda de 573 mil empregos no País. Contudo, em cerca de 30 cidades o número de vagas, ao invés de diminuir, aumentou: foram criadas mais de 63 mil oportunidades. Entre elas estão Franca (SP), com 5.026; Juazeiro (BA), com 4.268; Pontal (SP), com 4.211; e Bebedouro (SP), com 3.569 vagas. Além delas, Arapiraca (AL), com 2.829, Goianésia (GO), com 2.312, e Nova Serrana (MG), com 2.168 oportunidades, também estão na lista.
DESEMPREGO II
De fato, estamos vivendo um período de recessão e as mídias enfatizam que a cada dia que passa o índice de desemprego no Brasil tem aumentado, principalmente nas grandes capitais e regiões metropolitanas. Mas se deixar levar pelo pessimismo e não buscar outras alternativas para enfrentar esse momento não vai fazer com que as coisas melhorem. Não fique preso apenas à ideia de que o desemprego está aumentando. Vá em busca das oportunidades onde elas estão e, se não encontrá-las, crie as suas. Em tempos de crise é preciso tirar proveito das situações ruins e não desanimar. Todos passam por crises, mas permanecer nela é uma escolha individual. Tente criar seu próprio negócio! Exemplo na matéria abaixo.
A tapioca é uma herança indígena em nossa cultura alimentar e está diretamente associada à dieta das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Mas já faz algum tempo que espalhou-se pelo País, principalmente porque pode substituir o pão elaborado com farinha de trigo no acompanhamento das refeições. As receitas de panquecas feitas com a farinha da goma da mandioca, com recheios doces ou salgados, já ficaram famosas e chegaram aos restaurantes do Sul e Sudeste brasileiros. E isso a torna uma ótima opção de negócio para quem quer ter um trabalho por conta própria. Quem quiser começar nessa área necessitará ter um percentual para montar o negócio, mas esse valor é relativo. Como existem diversas modalidades, como, por exemplo, endereços fixos, barracas ou carrinhos para vender tapioca, é primordial que você defina a sua categoria e que público vai atender. Isso determina até a localização.
TAPIOCA II
É preciso verificar se nas proximidades do possível local de atuação há concorrentes diretos. Antes de começar nessa área, é interessante conversar com outros empreendedores que já estão exercendo a atividade. Principalmente se você não tem conhecimento da área. Visite os futuros concorrentes. Observe as instalações, o que fazem e como atendem, e, com isso, estabeleça o seu formato de negócio. Criar um diferencial para atrair o cliente e o que é servido pode contribuir para isso. Em um negócio desse tipo tudo gira em torno do cardápio. É ele quem vai determinar, em grande parte, a possibilidade de sucesso do empreendimento, além, é claro, da qualidade do que é servido. Muitas pessoas que frequentam academias consomem a tapioca, pois ela é menos calórica na dieta. Converse com alguns proprietários de academias para visitá-los regularmente com a sua barraca vai ser um sucesso. Pense nisso!
Você já deve ter ouvido alguém dizer a seguinte frase: “não liga para esse problema, pois todo mundo tem”. Realmente, todo ser humano nesse mundo passa por dificuldades. Muitas pessoas, porém, apenas remediam uma situação ruim ou “tapam o sol com peneira”, como diz a expressão popular, pensando que, aos poucos, tudo será esclarecido. Só que, agindo dessa forma, o problema se agrava. Como conseguir obter a solução de uma vez por todas? Muitas vezes é preciso focar na origem do problema antes que ele tome proporções que impossibilitem seu controle. Assim como é necessário retirar uma árvore definitivamente do solo desde a raiz quando ela está podre, é preciso acabar com o problema antes que ele piore. A pessoa precisa ter consciência de onde vem aquele problema, qual é a sua causa e buscar ajuda para tratá-lo, senão ele irá se desenvolver ainda mais.
PROBLEMAS II
Além disso, é preciso determinar um objetivo e estabelecer metas para conseguir alcançá-lo. É preciso saber aonde se quer chegar. Como em um táxi, você entra sabendo aonde vai, da mesma forma deve ser com o problema, determinando qual será o destino. Embora fugir do problema pareça ser a saída mais fácil, ele só será definitivamente solucionado quando for enfrentado. A sua ação é que vai fazer com que seu objetivo seja alcançado. Se você estabelecer uma meta vaga, sua atitude também será vaga e o resultado será nulo. Vá dando um passo de cada vez, sempre evoluindo na direção da resolução do problema. Faça uma auto-avaliação. De vez em quando, avalie como está se saindo e veja se não está apenas remediando a situação. Pense nisso!
MOTINHAS
Ninguém sabe exatamente quando irá morrer, mas há uma data para celebrar a memória daqueles que já se foram: o dia 2 de novembro, conhecido como Dia de Finados. Nesse dia, parentes e amigos visitam cemitérios para levar flores e fazer uma prece pelos entes queridos que já morreram. XX Esse costume nasceu em 998 depois de Cristo (d.C.), quando foi determinado que as preces deveriam ser para todos os falecidos, tanto conhecidos como desconhecidos, já que, na época, as pessoas apenas realizavam as suas orações pela alma daqueles que fizeram o bem enquanto estavam vivos. XX O armazenamento de alimentos parece algo simples e muitas pessoas não dão a devida importância ao tema. Para algumas, basta colocar as compras na geladeira e está tudo resolvido. Será? A geladeira é uma grande aliada na conservação. Esse recurso tem tanto a capacidade de preservar os nutrientes como evitar a deterioração do alimento. XX A baixa temperatura retarda a ação natural de enzimas presentes nos alimentos e, ao mesmo tempo, inibe a ação de micro-organismos que podem provocar prejuízos à saúde. A dica mais importante é guardar na geladeira os alimentos preparados até duas horas depois de prontos. Não os esqueça sobre o fogão. XX A Polícia Federal prendeu um técnico administrativo, de 28 anos – que não teve a identidade revelada –, suspeito de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prisão ocorreu no segundo dia de aplicação do teste (25 de outubro), na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. XX Em nota, a Polícia Federal (PF) afirmou ter observado o andar estranho do homem, como se carregasse algo nos bolsos da roupa, o que é proibido pelas regras do exame. Ele negou, mas, submetido a um detector de metais, a suspeita foi confirmada. XX O homem carregava um ponto eletrônico (aparelho que permite a comunicação com outras pessoas). Autuado na superintendência da PF, ele ganhou liberdade após pagamento de fiança. Conclusão: No Brasil quem tem dinheiro não vai preso! XX O britânico Angus Deaton, premiado com o Nobel de Economia 2015, declarou que, segundo as suas pesquisas, o dinheiro compra felicidade. O economista afirma que se você perguntar a alguém sobre o grau de satisfação com a vida em geral, o rico responderá mais positivamente. XX Se ter dinheiro é essencial para conquistar coisas materiais e proporcionar momentos felizes como uma viagem, ou a aquisição do primeiro carro e da casa própria, é mais importante ainda lembrar que ele não pode comprar a felicidade plena e verdadeira. Pense nisso! (T. Mota prêmio Nobel da Vida) XX Claudio Rocha é leitor de nossa coluna e Blog www.thompsonmota.com.br, obrigado amigo e excelente final de semana extensivo à família. XX Neste sábado tem Garapeira Ypiranga do Amigo Cacheado, vou lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui!