Jornalista fará debate sobre ‘A Ditadura no Pará: Jornalismo e História’

Jornalista Paulo Roberto Ferreira
Jornalista Paulo Roberto Ferreira

Nesta terça-feira (15), o jornalista paraense Paulo Roberto Ferreira vai realizar palestra e abrir espaço para debate sobre a Ditadura Militar no Pará. Ele lançou, no final de outubro, em Belém, o livro ‘A Censura no Pará: a mordaça a partir de 1964’. O evento, voltado principalmente aos profissionais e estudantes de Jornalismo e História, será no auditório Wilson Fonseca da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus Rondon, às 19h. A entrada é gratuita.
Na quarta-feira (16), no Centro Cultural João Fona, às 19h30, o jornalista vai realizar o lançamento da obra em Santarém, acompanhado de uma sessão de autógrafos. A promoção é da Ufopa, portal O EstadoNet e Diretoria Regional do Tapajós (Sinjor-PA) e pretende aprofundar as reflexões sobre um dos temas mais marcantes e significativos na história do Brasil e da imprensa.
SOBRE A OBRA
O livro é um trabalho de pesquisa que utilizou os jornais da época, depoimentos e dezenas de entrevistas inéditas com pessoas que viveram e vivem as tensões provocadas pelo cerceamento da liberdade de expressão, nas áreas da educação, das artes e da comunicação.
A obra, com 200 páginas, está dividida em sete partes. Com base em diversas fontes, o autor mostra também as restrições ao teatro, à música, à literatura e ao cinema, antes e durante os anos de chumbo.

SOBRE O AUTOR
Paulo Ferreira tem experiência de mais de 40 anos no jornalismo. Atuou na imprensa alternativa e na grande mídia, é mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, em Portugal; professor universitário e pesquisador de história da mídia.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *