Mural do Povo – Semana II
Prezado Leitor(a) do Jornal o Impacto,
Esta coluna foi criada especialmente para você. Sua reclamação, denúncia e sugestão de matéria será bem vinda! Encaminhe sua mensagem para os seguintes contatos: Whatsapp: 93.99184-0933 [Manoel Cardoso] e 93.99233-0804 [Baía]. Você pode nos contactar ainda pelo telefone: 93. 3523-3330 [Redação].
(Josafá)
“Venho publicamente solicitar um posicionamento do MP sobre o não repasse da prefeitura de Santarém do INSS que é descontado dos servidores. Isso para mim se chama “Roubo”. Tudo acontecendo debaixo do nariz das autoridades”.
(Damásio)
“Esse gráfico demonstra os trabalhos dos vereadores ao longo do ano. No mês de Novembro e Dezembro eles são super rápidos para estudar e aprovar projetos de lei do executivo. Nos outros meses do ano, o negócio é fazer moção de aplausos e títulos de utilidade pública para várias entidades, muitos deles questionáveis. Para verificar isso é só acessar o site da câmara. Mas tem uma esperança. Na minha opinião, o Projeto de Lei que realmente valeu apena foi o que proibiu o cerou nas linhas de papagaio.”
(Manuela)“Sem aulas! Quero realizar uma denúncia muito séria. Alunos da rede municipal de ensino estão sem poder ir para escola, principalmente na região de planalto e na região de rios. Tenho sobrinhos que não estão estudando devido a falta de transporte escolar. Na comunidade de Mentai, que fica dentro da Resex, no rio Arapiuns, o proprietário da embarcação contratado pela SEMED para levar os alunos para Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião. Ele não está fazendo o transporte. Ele alega que a prefeitura não está fornecendo combustível. a minha perguntar é: Será que ele está recebendo sua remuneração sem prestar o serviço? E os alunos estão sendo prejudicados e a secretária de educação não vai fazer nada?”
(Assis)“Boa tarde amigos do O Impacto. Meu irmão é servidor da Prefeitura de Curuá, administrado pela Prefeita Adriana, e hoje ele me disse que a situação da falta de pagamento dos servidores municipais está cada vez mais grave. A prefeita até agora não pagou o salário de novembro e já anunciou que não pagará dezembro. Os servidores terão que passar as festas de final de ano sem dinheiro. Para piorar, a prefeita já informou em seu perfil das redes sociais, que deverá quitar os pagamentos somente no ano que vem. O salário de novembro deverá ser pago dia 10 janeiro e dezembro dia 10 de fevereiro. Onde está o MP e o TCM que não fiscaliza essa situação!”
(Nete)“Alô Impacto. Eu vou com a minha família hoje pra orla. Eu gostaria que as autoridades colocassem segurança tanto pra minha família quanto para as demais pessoas que vão pra orla em busca de lazer. Em público, eu faço uma reivindicação a Polícia Militar que faça rondas na orla, porque é o nosso cartão postal da Santarém. Eu sei que existem muitos policiais que são pais de família e, que não gostariam que nada acontecesse para seus parentes, assim como eu não quero que nada aconteça para os meus.”
(Rebeca)“É verdade, a saúde está uma precariedade. Recentemente um amigo me disse que uma grávida de gêmeos perdeu os dois filhos por causa da demora no atendimento. Ela ficou entre a vida e morte. Depois que ela perdeu o primeiro bebê é que transferiram ela para o Regional, mas não conseguiram salvar o segundo bebê. “
(Sebastião)“Recebemos a informação que o Conselho Municipal de Saúde irá realizar denuncia sobre os desmandos na Saúde do governo Alexandre Von. A minha pergunta é porque está demorando tanto, quantas pessoas irão ter que morrer para que o MP faça alguma coisa. A Saúde está uma calamidade. Tem que agir!”.
(João Luís)“Quero informar a SMT que existe uma recomendação do MPE para que as calçadas não sejam ocupadas por veículos, e que por fim a prefeitura cumpra a legislação quanto à ocupação irregular das mesmas. Agora não pode é ter dois pesos e duas medidas! A legislação é para todos! Por favor, doutora Larissa, não fique somente aguardando os relatórios de infração, veja se realmente esta havendo isonomia nesta questão”.
Deusdeth Alves – Motorista de ônibus irresponsável
Por volta das 20 horas de quarta-feira, um ônibus da empresa Borges, desceu a Avenida Barão do Rio Branco em alta velocidade, quase atropelando pessoas idosas que estavam fazendo tratamento de saúde no setor de hemodiálise do Hospital Municipal. Uma pessoa tirou a foto do ônibus e encaminhou para que fosse colocada na coluna Mural do Povo. Mete bronca!
(Eleitor esperançoso – Eleição em Monte Alegre) Na próxima quarta-feira, 23, o Município vai conhecer o seu quarto Prefeito nos últimos três anos. Nenhum representante das forças ocultas arrisca diagnosticar o resultado; uma vez que, os dois lados trabalham em todos os segmentos possíveis. A cidade está sob as nuvens negras de um período político recheado de mistérios. Dois vereadores disputam a cadeira do Poder Executivo, Arinos Brito – PMDB e Jean Vasconcelos – PR.
(Vanessa – bairro da Floresta)
“Alô Impacto! Quero denunciar que as ruas do bairro da Floresta estão completamente tomadas por lixo. A Rua Seringueira virou um lixão a céu aberto. Na área do Campo do São Paulo, a Seminfra está jogando lixo todos os dias. Queremos providencias para esse problema antes que o inverno comece pra valer”.
(Sargento Albert) “Comunicamos e convidamos todos os servidores estaduais que estaremos realizando um manifesto contra aprovação do Projeto de Lei 439, que reduz os direitos dos segurados do IASEP, bem como aumenta o valor da mensalidade. O ato público acontecerá nesta quarta-feira, dia 16/12, em frente a estação cidadania”.
(Francisca) “Tô nem aí! Tô nem aí! Esse parece ser o refrão da música que o Prefeito e seu secretário de infraestrutura cantam nos bastidores. Moro aqui na travessa Frei Ambrósio, entre a Rodagem e a João XXIII. Nós não estamos conseguindo passar na rua porque já faz mais de um mês que ela foi interditada por causa dos buracos, e até agora a Prefeitura não tomou uma providência para realizar o serviço de melhoria da via. A mesma coisa acontece em algumas ruas do bairro do Santana e nos demais bairros da cidade. Vereadores, kd vocês que deveriam lutar pelo direito do povo?”.
(Ediliane Pinto – Horário de funcionamento na semana do Natal) Alô amigos do Mural do Povo, a coluna também presta serviço de utilidade pública. Sou comerciária e quero falar sobre os horários de funcionamento do comércio em Santarém neste fim de ano. O Sindilojas definiu um horário especial para funcionamento do Centro Comercial na próxima semana. A partir do dia 20 de dezembro, o horário passará a ser diferenciado. No domingo (20/12) o comércio abrirá de 10h às 19h. Nos dias 21 e 22 de dezembro o funcionamento será de 08h às 20h30. Na antevéspera de Natal (23/12) funcionará de 08h as 21h30. E na véspera de Natal (24/12) o comércio ficará aberto até às 20horas. Já na véspera do Ano Novo (31/12) o horário diferenciado será de 08h às 19h30. Os horários foram definidos na Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 do Sindilojas e Secs (Sindicato dos Empregados no Comércio de Santarém).
(Romério- Serviço porco)
Esses cortes são pra embelezar ou avacalhar a Praça do Centenário, senhor Prefeito?
(Felype Adms de Oliveira, 30 anos, brasileiro, casado, comunicador em Altamira, oeste do Pará) Este homem tirou a vida de uma mãe de família, Sub Tenente Silvia Margarida Lima Sousa, de 44 anos, em Santarém, apenas porque queria roubar a arma da militar. Assim que foi preso em Rurópolis e levado para Itaituba, o governador Simão Jatene enviou o comandante geral da PM e um Corregedor para “acompanhar” o caso e evitar que “Neto” fosse morto. Pergunta-se: Alguém dos direitos humanos e equipes de psicólogos, comandantes e corregedores estão visitando a PM morta? O ‘Estado’ envia um grupo para defender o assassino confesso, porém, não garante a segurança dos seus agentes da Lei? Para a família da vítima, que direitos humanos serão garantidos? Qual o real valor dos policiais militares do Pará? De onde vem tanto empenho para a defesa do acusado, para que se faça justiça, porém, não atende a categoria e a sociedade com essa mesma defesa? Senhor Governador Simão Jatene, Justiça Brasileira, nós cidadãos estamos cansados de leis que não funcionam, estado que não é justo. Estamos cansados de ver homens da lei caindo para a bandidagem e bandidos sendo tratados como cidadãos. Enquanto não tratarem bandido, como bandido, e garantir direitos a humanos direitos, veremos essas atrocidades e bandidos cada vez mais ousados, só espero Governador, Deputados e Senadores, que um dia não seja com um familiar de vocês, pois vocês vão provar do próprio veneno, por tantas vezes que não fizeram absolutamente nada, para mudar essa triste realidade. Quem morre? Uma PM! Não, quem morreu, foi uma pessoa que se dedicou a esse estado, que lutou pela paz e contra o mal, mas quem ganhou verdadeiramente os escudos da defesa do estado, foi o assassino.
(Juca Pinto – Perguntar não ofende) “Eu queria saber se a Câmara Municipal vai descontar no contracheque do vereador Maurício Correa as suas faltas nas sessões do Legislativo? O mesmo se encontra de viajem pra Miami e não compareceu nas sessões nas últimas semanas”.
Eu gostaria de saber por onde anda o helicóptero da segurança publica aqui de santarem guardião 02, que no dia do assassinato da Sub Tenente Silvia ele era pra esta na cidade para ajudar nas buscas do latrocida