Arco Norte – Deputados querem interligar BR 163 com Perimetral Norte
Um grupo de deputados do Estado de Roraima, que esteve em Santarém na última sexta-feira, 24, por ocasião do Fórum de debates do Corredor Arco Norte, anunciou a tramitação na Câmara Federal, do projeto de interligação das rodovias Perimetral Norte (BR-2010) e BR-163. O objetivo do projeto é facilitar o transporte e exportação de produtos da Região Norte, pelo Porto de Santarém.
Os deputados Gabriel Picanço (PRB), Lenir Rodrigues (PPS), Naldo da Loteria (PSB), Chico Mozart (PRP) e Chicão da Silveira (PP) participaram do Fórum de Debates: A logística voltada para o Arco Norte, evento que teve como objetivo tratar sobre o projeto Arco Norte, que busca viabilizar o transporte pela região Norte.
De acordo com a deputada estadual Lenir Rodrigues, um dos principais objetivos do projeto, que deve interligar a rodovia Perimetral Norte a BR-163, é assegurar o desenvolvimento social da região. “Vai ser um projeto de logística para transportar os produtos da Região Norte entre si e garantir que nós estejamos interligados com a região, e também uma forma de estarmos interligados ao Sul e Sudeste do País, para que nossos produtores tenham uma zona de escoamento também”, explicou a parlamentar.
Para a deputada Lenir, o projeto de integração das rodovias da Amazônia vai facilitar, também, o transporte aéreo e o marítimo. “Se você tem uma via terrestre, você favorece também o transporte aéreo, porque muitos produtos não podem ser transportados de avião, mas por terra podem. Então, está sendo muito importante nós lutarmos para que não haja empecilhos ambientais, socioculturais e ativistas, para que a gente possa ter essa interligação, que vai facilitar, também, o transporte marítimo”, observou a deputada Lenir..
Ela acrescentou que o debate sobre o Arco Norte, em Santarém foi um marco histórico para a região. ”Foi um marco histórico, porque discutimos o Arco Norte em Santarém, tendo em vista que queremos aproveitar os portos que estão nessa região, como o Porto de Santarém. Esse projeto está tramitando na Câmara Federal e tem como relator o deputado federal Remídio Monai. Queremos que em breve ele vire realidade”, destacou a deputada Lenir.
ARCO NORTE: O projeto Arco Norte é uma iniciativa do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, e prevê a construção de rodovias e ferrovias nos estados do Norte do País, para escoamento da produção de grãos em longa escala.
Em meio às discussões durante o evento em Santarém, a comitiva de deputados de Roraima defendeu, entre vários assuntos, a viabilidade do corredor logístico pelos portos da região Norte, como a necessidade de integração nacional e da interligação entre a BR 210 e a BR 163. A BR-210, a Perimetral Norte, termina no município de Caroebe, região sudeste do Estado de Roraima, e a proposta é fazer a ligação da rodovia de Roraima com a BR-163 até o porto da cidade de Santarém, no Pará.
A deputada Lenir Rodrigues explicou que o projeto Arco Norte representa a junção de vários anseios da população roraimense e que a participação dos parlamentares é trabalhar para interligar Roraima ao Pará, por meio das BRs, para que seja viabilizada a produção e exportação de grãos produzidos em Roraima. “Em Santarém nos unirmos com uma comitiva de deputados federais de Roraima, para que juntos possamos lutar por esse projeto”, ressaltou a parlamentar, dizendo que a idéia é fomentar, também, o desenvolvimento econômico do Estado de Roraima.
Durante o evento foi assinado o contrato para o início do estudo de viabilidade econômica da rodovia 210, uma importante rota para a interligação de Roraima ao Centro-Oeste do País.
BR-210: A Perimetral Norte foi planejada no auge do desenvolvimentismo econômico do regime militar para cortar a Amazônia brasileira desde o Amapá até a fronteira colombiana no Estado do Amazonas, fazendo parte do chamado Plano de Integração Nacional, o PIN. No Amapá, foi iniciada em 1973 aproveitando os 102 quilômetros já construídos pela mineradora ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios S.A) para exploração de manganês, na Serra do Navio. Saindo de Macapá, o projeto foi suspenso em 1977 depois de 170 km construídos que hoje terminam dentro da Terra Indígena Waiãpi.
Em Roraima, onde a estrada atende a muitos municípios e comunidades, foram implantados inicialmente os trechos de São João da Baliza até Caracaraí e de lá até o rio Repartimento, seguindo até a Missão Catrimani. Esta última porção foi desativada no ano de 2004 devido à falta de manutenção de pontes e deslizamento de barrancos. Da Missão Catrimani a estrada foi construída até o Posto Indígena Demini, já no Estado do Amazonas.
DNIT GARANTE CONCLUSÃO DO ASFALTAMENTO DA BR-163 ATÉ O PORTO DE SANTARÉM: O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, em entrevista exclusiva ao Jornal “O Impacto”, garantiu que todos os esforços do Governo Federal estão sendo feitos, para que seja realizada a conclusão do asfaltamento da rodovia BR-163, até o Porto de Santarém, em curto período. A previsão do DNIT é de que até dezembro deste ano, o asfaltamento da rodovia Santarém-Cuiabá seja concluído.
Valter Casimiro participou, na última sexta-feira, 24, do Fórum de debates sobre o Arco Norte, realizado no município de Santarém, no estado do Pará, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). O evento contou ainda com a participação dos ministros de Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e da Integração Nacional, Helder Barbalho.
Segundo Casimiro, o asfaltamento da BR-163 é uma das prioridades do Governo Federal. “Nós temos focado nessa pavimentação, sendo uma das obras mais importantes do Governo Federal. Estamos atentos às questões de licenciamentos e também de disponibilidade orçamentária e financeira, para finalizarmos o asfaltamento em curto período”, afirmou o diretor.
De acordo com ele, a BR-163 é de fundamental importância para o Arco Norte, considerado a principal aposta logística do agronegócio brasileiro para a próxima década. Ele informou que o Arco Norte é uma excelente opção, porém, os órgãos envolvidos no projeto devem olhar com mais carinho na questão da infraestrutura da região Norte e, o que é necessário para os portos funcionar em sua plenitude. “A gente busca alternativas para facilitar os investimentos e o aceleramento dessa infraestrutura pelo Norte do Brasil”, afirmou Casimiro.
Para a viabilização dos projetos ligados ao Arco Norte, o ministro Quintella, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, também presente no debate, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Valter Casimiro, assinaram uma ordem de serviço para início dos estudos de viabilidade para obras das rodovias BR-210 e BR-163.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O IMpacto
É urgentíssima a ligação de Caroebe,RR a Santarém,PA, via rodovia. Ela é muito importante para o desenvolvimento e a criação de um futuro melhor para os brasileiros que ali vivem, e que queiram ali viver, além da efetiva integração nacional brasileira.
O GRANDE PROBLEMA É QUE O OESTE DO PARÁ É GOVERNADO POR UMA CONSPIRAÇÃO INTERNACIONAL ATRAVÉS DAS ONGS AQUI PRESENTES QUE PAGAM PROPINA AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS EM GERAL PARA BUSCAREM MECANISMOS PARA INVIABILIZAREM O AGRONEGÓCIO EM GERAL DO OESTE DO PARÁ, PARA QUE NÃO AJA COMPETIÇÃO ECONOMICA CO PAISES DA AMÉRICA DO NORTE E EUROPA, ALÉM DESTES PAISES JÁ MSEREM DONOS PELA FORÇA E PELA PROPINA DO MINÉRIO DE OURO DIAMANTE BAUXITA QUE ESTÁ DE BAIXO DOS NOSSOS PÉS, COMO FAZ O PRESITENTE DA ASSOCIAÇÃO DO PAE JURUTI VELHO COM SEUS MAIS DE 5 MIL ENCURRALADOS DO ASSENTAMENTO QUE GANHAM UMA CESTA BÁSICA A CADA TREZ MESE PARA FICAREM CALADOS ENQUNTO O MDINHEIRO GROSSO ABASTECE A CAMPANHA DO ELENILSOM PONTES E DO RESTO DA MÁFIA DO PT.