Centro Cultural João Fona apresenta aos turistas estrangeiros exposição de biojóias e fotografias

A rota turística 2017-2018 em Santarém (PA) iniciou na tarde de quarta-feira (20) com 180 turistas franceses do transatlântico Astoria. Desses, 20 turistas distribuídos em dois grupo estiveram no Centro Cultural João Fona (CCJF), e ficaram impressionados com acervo nas 12 salas, mais atrativas, as exposições de biojóias e imagens do servidor público municipal e fotógrafo profissional Ronaldo Ferreira. “As exposições retratam a cultura amazônida, da fotografia denominada ‘Çairé-Festa e Fé’, a qual destaca a história da manifestação cultural trisecular do município e das biojóias confeccionadas com látex, sementes, madeira, palharia e material sintético”, explicou a chefe de Seção de Atendimento ao Turista do Centro Cultural João Fona, Patrícia Chaves.
O francês Alain Lavelle, por meio de tradutora, disse que a visita foi maravilhosa. “Encantador o prédio, as cerâmicas são ricas em detalhes e pelas fotos, o Çairé é belo. Sinto não poder ficar e participar dessa grande festa peculiar de Santarém do Brasil”.
Além do CCJF, os grupos de estrangeiros franceses visitaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Praça do Pescador. De Santarém seguem para a cidade de Manaus (AM) e retornam à Franca. O transatlântico Sirena será o próximo a aportar na Pérola do Tapajós, no dia 17 de outubro.

SAIBA COMO BUSCAR SOLUÇÕES PARA DIVERSAS OCORRÊNCIAS DURANTE O ÇAIRÉ 2017

Com a proposta de integrar os órgãos de segurança, será aberta nesta quinta-feira (21), as atividades da Sala de Gestão de Segurança, a partir das 10 horas, na vila de Alter do Chão.
A novidade foi implementada pela Prefeitura de Santarém, a serviço do “Çairé-Festa e Fé”, para dar mais segurança à população durante os dias do evento. Três servidoras municipais irão atender o público. Dois números de telefonia celular para ligações e mensagens por meio do aplicativo whatsapp serão disponibilizados para facilitar o monitoramento e o atendimento mais rápido a eventualidades que possam surgir. “Teremos a representatividade, a cada dia, tanto dos órgãos de segurança e das secretarias municipais e coordenadorias e da Celpa para tratar assuntos relacionados ao evento”, explicou a coordenadora da Sala de Gestão de Segurança, Elyene Amaral.
Os números de telefonia celular para os atendimentos de ligação e aplicativo de whatsapp são: (93) 99169-9436 / 99148-0341. A Sala de Gestão ficará localizada na Praça do Çairé, na vila balneária de Alter do Çhão. A programação do Çairé 2017 inicia nesta quinta-feira, às 5h, com a Alvorada.

Confira como ficaram definidas as ações de segurança:

Barreiras:

Rodovia Federal (BR-163)
Efetivo: Polícia Rodoviária Federal (PRF);
Avenida Fernando Guilhon, às proximidades da Empresa Perpétuo Socorro
Efetivo: 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
Rodovia Everaldo Martins, que liga a área urbana à vila de Alter do Chão, no ramal Paraíso.
Efetivo: do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);

Vila de Alter do Chão

  • Sala de Gestão de Segurança, organizada pela Prefeitura de Santarém. (Estrutura montada na lateral do Lago dos Botos, com a presença dos chefes dos órgãos de segurança. O objetivo da Sala é concentrar todas as soluções dos mais variados problemas em um único local);
  • Base da Cavalaria; Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) de Alter do Chão;
    Efetivo: 3º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil (delegado e escrivão)
  • Orla de Alter do Chão
    Efetivo: trailer do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).

Praias:

  • Praia da Gurita (conhecida como praia do Cajueiro)
    Efetivo: 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM);
  • Ilha do Amor, de quinta-feira ao domingo, em dois turnos, das 9h às 19h.
    Efetivo: 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM);
  • Rio Tapajós ( mediações da Orla, das Praias do Cajueiro e Ilha do Amor)
    Efetivo: 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM) e Capitania dos Portos de Santarém.

Participam do planejamento integrado:

  • Policiamento Regional I (CPR-I);
  • 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM);
  • 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4ºGBM);
  • Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Santarém);
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Polícia Federal (PF);
  • Superintendência Regional do Baixo Amazonas/Polícia Civil;
  • Núcleo Integrado de Operações (Niop);
  • Departamento de Trânsito no Pará (Detran);
  • Centro de Perícia Científica Renato Chaves (CPC);
  • Ministério Público Federal (MPE);
  • Juizado da Infância e Juventude;
  • Prefeitura de Santarém (Secretarias Municipais de Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Samu, Conselho Tutelares e Procon).
  • Celpa

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *