UEPA COMEMORA 18 ANOS EM SANTARÉM

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) está completando 18 neste mês de maio, dedicada à sua tarefa de assegurar Ensino, Pesquisa e Extensão de qualidade. Começou como uma reunião de faculdades, se interiorizou, garantiu serviços importantes à população, investiu em pós-graduação e na qualificação de seus servidores. Hoje, são quase 15 mil alunos em 50 dos 144 municípios paraenses, com 20 campi universitários e 21 cursos de graduação nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, e outros 22 de pós-graduação. Em Santarém, os 18 anos da UEPA foram comemorados com sessão especial na Câmara realizada ontem, terça-feira, 24/05/2011, requerida pelo vice-presidente da Casa de Leis, vereador Emir Aguiar (PR), que contou com a presença de seus pares Marcela Tolentino e Evandro Cunha (PDT); Henderson Pinto (DEM); Carlos Jaime (PT); Mauricio Corrêa (PMDB); Valdir Matias Júnior (PV) e Gerlande Corrêa Castro (PP).

Campus da UEPA em Santarém

18 anos de maturidade da UEPA – A

Universidade do Estado do Pará – UEPA, Campus XII em Santarém foi criada pela Lei 5.747 de 18/05/1993 e autorizada a funcionar através do Decreto Federal de 04/04/1994, como uma Instituição Pública Estadual organizada com autarquia de Regime Especial.  E desde então, tem conquistado e formado santarenos em diversas áreas do conhecimento, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Música, além de pós-graduação, extensão, gestão e planejamento, sempre pautada nos princípios éticos e morais, no sentido de construir uma identidade educativa, permitindo a utilização pedagógica criativa e crítica de seus acadêmicos. Celebrando 18 anos de existência – conquista sua Maturidade Institucional, com uma trajetória de respeito e credibilidade. E a Câmara Municipal de Santarém em reconhecimento a Universidade do Estado do Pará – UEPA realiza Sessão Comemorativa em sua homenagem.

Mesa oficial – A mesa oficial de condução dos trabalhos da sessão em homenagem aos 18 anos da UEPA foi composta por Emir Aguiar – Vice-presidente desta Casa Legislativa, no ato, representando o presidente da Câmara, José Maria Tapajós; José Antonio Rocha (vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde); Professor Mestre Luiz Fernando Gouvêa e Silva – Coordenador do Campus XII da UEPA em Santarém), representando a Professora doutora Marília Brasil Xavier – Magnífica Reitora da Universidade do Estado do Pará;  Reitor José Seixas Lourenço, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, neste ato foi representado pela professora Solange Helene Ximenes; Major Cláudio, subcomandante do Corpo de Bombeiros; Meredite Barcelos, diretora administrativa e financeira do Hospital Regional; Renata Pimentel Simões, da UEASBA; professora Ana Calderaro, das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e professor Manolo Aquino, da ULBRA.

Entrega da placa – Emir Aguiar, vice-presidente da Casa Legislativa e autor do requerimento que deu origem a sessão, convidou os vereadores Marcela Tolentino e Valdir Matias Júnior para fazerem entrega da placa como significativa homenagem a UEPA. E para receber a homenagem, foi convidamos Professor Mestre Luiz Fernando Gouvêa e Silva – Coordenador do campus XII da UEPA em Santarém.

Leitura da Placa – “A Câmara Municipal de Santarém reconhecendo os 18 anos de serviços prestados à Sociedade Santarena pela Universidade do Estado do Pará-UEPA – Campus XII, congratula-se com sua Maturidade Institucional, destacando sua pedagogia criativa e crítica, atendendo aos princípios deontológicos e o constante sucesso na formação de seus acadêmicos”.

 Evolução da UEPA – Nos últimos três anos, houve obras e reformas, criação de novos espaços e o programa “Caminhos da UEPA” leva para o rádio e para a TV as notícias sobre a instituição. Foram lançados novos programas de mestrado em Ciências da Religião e Ciências Ambientais, Enfermagem e Biologia Parasitária na Amazônia, enquanto os processos seletivos bateram recordes de inscritos, de 61 mil para quase 80 mil entre 2008 e 2010.

Surgiu o Restaurante Universitário (RU) do campus do Telégrafo, com refeições de qualidade para servidores e alunos; foi implementado o Programa de Assistência Estudantil, que ajuda os que não têm condições financeiras mínimas para estudar; ampliou-se a estrutura física de campi em Conceição do Araguaia, Marabá, Redenção, Salvaterra e Tucuruí; e criou-se laboratórios de ensino, pesquisa e assistência equipados por recursos do tesouro estadual, ampliando assim a competitividade da pesquisa na captação de recursos externos. Os serviços de saúde oferecidos pelo Centro Saúde Escola (CSE), Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), Ambulatório de Dermatologia, campus de Educação Física e outros fazem mais de três mil atendimentos diários gratuitos.

“Nos últimos três anos, foram quatro mestrados próprios aprovados pela Capes, ampliação de cerca de 30% da estrutura física em todo o Estado, o que incluiu a inauguração de cinco novos campi em diferentes municípios. Depois da nomeação de 500 servidores, temos mais 150 professores efetivos no quadro, incluindo docentes fixos no interior. Esse é o caminho para o amadurecimento institucional”, comemora a reitora, profa. Dra. Marília Brasil. “Estamos a caminho da nova lei organizacional, do novo plano de cargos e salários e dos novos estatutos e regimento geral”, informa.

Aos 28 anos, a professora Elen Vanessa Costa da Silva faz doutorado em Tecnologia de Alimentos, uma parceria entre a Uepa e a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) – um dos sete, entre mestrados e doutorados, em convênio com outras instituições. “Entrei como aluna na Universidade, saí para o mestrado e voltei como professora. O que tenho hoje é graças à minha trajetória dentro da instituição”, afirma.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *