Artigo – Faltará cobre no mundo e o preço do metal deverá explodir

Por Oswaldo Bezerra

O Bank of America alertou que os estoques de cobre medidos em toneladas estão em níveis vistos há mais de uma década. Isso pode fazer com que o cobre suba dramaticamente. Especialistas já murmuram que o metal pode se tornará “o novo petróleo”.

O mundo corre o risco de ficar sem cobre através de um déficit crescente de oferta e demanda, com preços que podem chegar a 20 mil dólares por tonelada métrica já em 2025, como alertou o Bank of America.

Os estoques medidos em toneladas estão nos níveis de 15 anos atrás e isso implica que os estoques registrados em 4 de maio só irão cobrir um pouco mais de três semanas de demanda, de acordo com a CNBC.

O banco prevê déficit no mercado de cobre. Os mercados de commodities já estão perto corte onde os spreads podem se mover descontroladamente e há o risco de uma retração, impulsionada por uma recuperação nos preços, que pode aumentar.

O cobre pode subir para 13 mil dólares por tonelada nos próximos anos, depois que esse metal atingiu 10 mil dólares na semana passada. O fornecimento de sucata será crítico nas previsões. A quantidade deve aumentar de 4.200 toneladas em 2016 para 6.700 toneladas em 2025.

Caso um aumento no fornecimento de material secundário não se concretizar, os estoques acabarão nos próximos três anos, levando a oscilações de preços ainda mais violentas, que deverão elevar o preço do metal para 20 mil dólares a tonelada. Todos os metais estão recebendo um impulso com um dólar mais fraco e os movimentos crescentes em infraestrutura “verde”.

***A Nova Série de Oswaldo Bezerra intitulada “Contos Amazônicos Modernos” está agora disponível para Kindle na Amazon.***

 Disponível Kindle                                 Disponível Kindle

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *