Artigo – [Vídeo] Estoura uma guerra civil em Israel

Por Oswaldo Bezerra


Jatos de Israel bombardeiam a faixa de Gaza e militantes palestinos disparam foguetes contra Israel, mas é na cidade de Lod que explode em violência. O prefeito da cidade compara ao que ocorre a como um massacre nazista. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está retirando tropas da Cisjordânia para restaurar a ordem.

O prefeito de Israel comparou os acontecimentos ao pogrom de 1938 contra os judeus na Alemanha nazista, e acrescentou que não houve nada parecido na história de Israel.

Lod é uma cidade histórica que fica 15 quilômetros a sudoeste de Tel Aviv. Aproximadamente, um terço de sua população é de árabes israelenses. Na terça-feira passada, enquanto os grupos do Hamas e da Jihad Islâmica disparavam foguetes contra Israel de Gaza e os militares israelenses bombardeavam a faixa, Lod caiu em tumultos e violência.

A prefeitura de Lod foi invadida e incendiada. Sinagogas e mesquitas estão sendo queimadas. Centenas de carros estão pegando fogo. Centenas de criminosos árabes estão vagando pelas ruas. A guerra civil estourou em Lod.
Toda uma vida de trabalho feito para coexistências de árabes e judeus foi por água abaixo. A comunidade local estava sendo incitada por “islâmicos” e chamou o motim de “intifada”, um termo palestino para um levante contra Israel.

Os judeus “nacionalistas ortodoxos” da cidade tinham armas e estavam dispostos a usá-las. Foi pedido ao governo que declarasse uma emergência e enviasse tropas para restaurar a ordem, já que a situação se tornou desproporcional para a polícia. Os mísseis de Gaza não são nada comparados ao genocídio de Lod.

***Nova Série de Oswaldo Bezerra intitulada “Contos Amazônicos Modernos” está agora disponível para Kindle na Amazon.***

 

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *