Artigo – Escassez de chips de computador durará anos e mergulhará economia global no caos
Por Oswaldo Bezerra
Das carências que enfrentamos hoje, a de chips de computador pode ser a mais séria. Isso porque a escassez de chips deve durar “alguns anos”, e quase todos os setores da economia mundial serão afetados por isso.
Quando as pessoas pensam em produtos que contêm chips de computador, tendem a pensar em dispositivos eletrônicos como televisores, telefones e laptops. Os chips de computador também estão em milhares de outros produtos. Eles estão nos veículos que dirigimos, nos brinquedos que nossos filhos brincam e nas máquinas pesadas que os agricultores produzem alimentos. Sem chips nossa sociedade não funciona.
A demanda por chips de computador está ultrapassando em muito a oferta global. Por qual motivo não se constroem um bocado de fábricas para manter a oferta igualada a procura? Não é tão simples assim. Os chips se tornaram muito sofisticados e fabricá-los é difícil.
São 1.400 processos para sua fabricação. São necessárias 20 semanas para terminar um chip avançado. As fábricas precisam usar até 300 materiais diferentes durante a fabricação.
É por isso que a consolidação de uma fábrica é tão difícil e caro que uma empresa não pode dar conta desta tarefa sozinha. Precisam da mão do Estado. Houve uma época em que 37% de todos os chips de computador eram fabricados nos Estados Unidos, mas agora esse número é de apenas 12%. Quase 90% dos chips fabricados no mundo vêm da Ásia.
Três quartos da capacidade total de fabricação de semicondutores do mundo vêm da China, Japão, Coréia do Sul e Taiwan. Isso torna o resto do mundo dependente da produção de chips da Ásia. O chefe da gigante de tecnologia americana IBM disse que a falta de chips de computador pode durar mais de dois anos. Glenn O’Donnell, vice-presidente e diretor de pesquisa da empresa de consultoria Forrester, acredita que a escassez pode durar até 2023.
Esta é uma notícia muito ruim para as indústrias em todo o mundo. A Apple precisa de chips para fazer iPhones, e projeta-se que a Apple perderá bilhões de dólares em vendas simplesmente por falta de chips. O diretor financeiro da fabricante do iPhone, Luca Maestri, previu uma perda entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões em vendas no trimestre atual devido ao fornecimento limitado de certos chips.
O impacto na indústria automobilística será ainda mais dramático. De acordo com a NBC News, as receitas da indústria automobilística cairão 110 bilhões de dólares somente em 2021 por causa da falta de chips. A indústria provavelmente produzirá 3,9 milhões de veículos a menos do que o planejado originalmente para 2021.
O mais preocupante é o impacto na produção agrícola e da mineração. Hoje o Brasil sobrevive economicamente de exportação agrícola e mineral para a China. Quase todos os equipamentos agrícolas e de mineração precisam de um chip de computador para funcionar. Vivemos em uma época difícil onde uma crise segue a outra.
***Nova Série de Oswaldo Bezerra intitulada “Contos Amazônicos Modernos” está agora disponível para Kindle na Amazon.***
RG 15 / O Impacto