Brasil e Argentina em Belém: prêmio de consolação?

Governador Simão Jatene visitou o Mangueirão

Maio, 2009, dia 31. Não era Re-Pa em Belém. Mas a cidade estava em polvorosa. Parecia desconhecer ou simplesmente ignorar as informações que circulavam nacionalmente: Belém já havia perdido a corrida para Manaus, a única sede do Norte na Copa brasileira e do Mundo de 2014. Ávidos, torcedores se aglomeravam na Praça da República. Alguns também tomaram o rumo da Avenida Visconde de Souza Franco, a Doca. Governo e Prefeitura dividiram a cidade em duas, supostamente, para festejar o sucesso da candidatura da cidade das mangueiras.

Porém, as palavras de Joseph Blatter, presidente da FIFA, ecoaram. “Tivemos dificuldade para escolher a sede da Amazônia, mas foi Manaus”. A Copa Verde, a tal Copa da Amazônia, agraciava quatro sedes do Nordeste (Recife, Natal, Salvador e Fortaleza) e apenas uma do Norte. Já naquele dia, estava claro que a Copa do Meio-Ambiente se tornaria a Copa das grandes edificações, dos grandes empreiteiros. Nenhuma incoerência, mas a realidade nua e crua.

Desde então, os bastidores falavam. Articulava-se para o Mangueirão ser o palco da Copa das Confederações. E… Nada! Realizada um ano antes, a Copa das Confederações é uma espécie de teste para a Copa do Mundo. Não seria lógico colocar uma cidade fora do roteiro futebolístico do Brasil! Quem sabe Belém funcionaria como parte do roteiro de uma seleção participante? Até hoje, quem sabe…

Agosto, 2011, dia três. Enfim, o prêmio de consolação. A Confederação Brasileira de Futebol garantiu que os paraenses vão prestigiar de perto um Brasil e Argentina. É um cala boca? Se for, pelo menos não estamos sozinhos nessa. Goiás, também preterida como uma das sedes da Copa 2014, viu um Brasil X Holanda, recentemente, no estádio Serra Dourada. Qualquer semelhança, não é, definitivamente, mera coincidência…

EM NÚMEROS

2009 No fim do mês de maio, a FIFA confirma que Belém, um Estado de apaixonados pela arte do futebol, está fora da Copa do Mundo de 2014.

Fonte: DOL/NILSON CORTINHAS

Um comentário em “Brasil e Argentina em Belém: prêmio de consolação?

  • 6 de agosto de 2011 em 06:52
    Permalink

    quiseram esconder a devastacao na amazonia paraense.preferiram fazer jogos em um estadio que praticamente nem existia ainda a fazer num q jah estava pronto.kkk

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *