IFPA Campus Santarém tem dois trabalhos aprovados no Reditec 2021

A Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) acontecerá em Brasília entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2021.  O evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, entre outros, desde 1974, e busca colocar em evidência as práticas educativas exitosas adotadas na rede federal de ensino, bem como resultados de trabalhos no âmbito da pesquisa científica e na extensão, ou seja, atividades executadas junto à comunidade em geral.

Os objetivos do evento são integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.

Em geral, a Reditec ocorre presencialmente em uma capital brasileira, mas por conta de medidas de biossegurança devido ao combate a disseminação do vírus Sars Cov II a 45ª edição desta  reunião será um evento híbrido, mesclando atividades presenciais e on-line em sua programação. Este ano, a Reditec oportunizou a seleção de trabalhos em três categorias: 1ª Seleção de Atrações Musicais; 2ª Seleção de Obras Publicadas por Editoras da Rede Federal; 3ª Seleção de Relatos de Experiências Exitosas, nas temáticas: ações de combate à pandemia, ações de combate ao racismo, ações de inclusão e de gênero.

Os trabalhos aprovados pelo IFPA/Campus Santarém foram nas categorias: 1-  Obras Públicas por Editoras da Rede Federal, com a aprovação da Coletânea – Entendendo as Engrenagens da Educação Profissional, tendo como organizadores os docentes: Luisa Helena Silva de Sousa, Júlio Nonato Silva Nascimento e Lucivânia Pereira Carvalho; 2- O Segundo trabalho foi na categoria Relatos de Experiências Exitosas, evidenciando a temática inclusão, intitulado Inclusão e Acessibilidade: Intervenções Pedagógicas, Tecnológicas e Metodológicas no Contexto Educacional De Atuação do IFPA/Campus Santarém, em Tempos de Pandemia, de autoria das docentes Luisa Helena Silva de Sousa, Edivalda Nascimento da Silva,  Nila Luciana Vilhena Madureira, conjuntamente com os discentes Bruno Andrade da Gama, Nicole Oliveira Pinheiro, Jocenara Oliveira Viana e Natália Ribeiro Lopes.

Segundo a docente Luisa    Helena, ter os trabalhos aprovados é fruto de um trabalho árduo. “Para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, ter sido selecionado em duas distintas categorias configura-se em uma oportunidade ímpar para docentes, técnicos administrativos e discentes do Campus Santarém apresentarem os resultados das ações educativas institucionalizadas, que impulsionam e transformam a educação profissional, técnica e tecnológica no município, fruto da dedicação e trabalho, deixando  um legado recebido e implantado com muito zelo e senso de responsabilidade para a sociedade Santarena e adjacências”, finalizou.

De acordo com os editais, são selecionados em cada categoria apenas os cincos trabalhos mais bem pontuados. A concorrência é nacional.

Os trabalhos aprovados podem ser acessados aqui.

RG15/ O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *