Projeto de lei propõe criação de calçadão na Hugo de Mendonça
O tema Trânsito tem sido debatido constantemente entrando na pauta das sessões da Câmara de vereadores. Na terça feira (10), foi apresentado projeto de lei de autoria do vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos, Peninha, propondo alterações no tráfego de veículos na Hugo de Mendonça. A sessão que foi presidida por Peninha também discutiu com associações e entidades de classe ligadas aos temas, uma solução também para o trânsito no Porto da Balsa, que com ida e vinda das balsas gera congestionamentos que colocam em risco principalmente os pedestres.
Os representantes de cooperativas, mototaxistas, DETRAN e COMTRI apresentaram sugestões, ouviram críticas quanto ao modo de ação que poderia ser melhorado.
Edmilson Rodrigues, despachante, propôs que a Prefeitura amplie o efetivo de agentes da Comtri, aumentando a demanda de fiscalizações principalmente pelo período noturno e nos finais de semana e feriados. Mas o tema predominante na sessão em forma de audiência pública da reunião foi discutir sobre as péssimas condições de trafegabilidade na Rua Dr. Hugo de Mendonça e no Porto da Balsa.
O trânsito no principal centro comercial de Itaituba abriu intensa discussão e debates após a repercussão da morte da empresária Michely Amaral, atropelada por um caminhão tipo furgão que matou bruscamente Michely que estava na calçada quando a mesma saia de sua loja de calçados. O que se vê diariamente é um trânsito desorganizado, onde nem a presença dos agentes de trânsito consegue colocar ordem no fluxo de veículos, pedestres e ciclistas. Como a avenida é estreita e as calçadas são ocupadas por mercadorias das lojas, o pedestre se vê forçado a caminhar pelo meio da rua, correndo risco de atropelamentos e dificultando também o fluxo de veículos, principalmente de caminhões que em horário de pico precisam descarregar mercadorias no comércio.
Além da displicência dos pedestres e condutores de bicicletas, há também moto estacionadas de forma irregular nos dois lados da rua que já é estreita, o que gera um verdadeiro estado de caos, tirando a tranqüilidade de todos e também prejudicando o movimento nas lojas. Administrar o perigo que ronda aquela que é a principal Rua de Itaituba tem sido um dos maiores desafios jamais vencidos em nenhuma das gestões que já passaram por Itaituba.
Mas fica o questionamento. O Projeto de Lei de autoria do Vereador Peninha foi aprovado pelos vereadores; propondo mudanças. Isso vai solucionar os problemas? Tudo vai depender também do nível da mentalidade da população, que de acordo com o autor do projeto aprovado por unanimidade, precisa também se conscientizar evitando infringir as leis do Trânsito em nossa cidade.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos, com informações de Junior Ribeiro
Quando a PRF estava bem atuante, as pessoas se revoltaram estavam e estão acostumado a agir de modo errado e ter cobertura dos políticos, até o Ex vereador Paulo Gasolina deu uma entrevista dizendo que eles não eram daqui. Vale lembrar que FEDERAL significa todo território brasileiro.
\”Tudo vai depender também do nível da mentalidade da população\” O QUE O VEREADOR QUIS DIZER COM ISSO?
Logo após o acontecido com a empresaria Michely Amaral, eu coloquei um comentario sobre esse assunto, portanto eu parabenizo o Vereador Peninha, apesar do ocorrido serviu para uma atitude imediata do poder publico, esperamos que seja para ontém, pois o caso requer urgencia, PARABÉNS VEREADORES QUE APOIARAM ESSE PROJETO DO EDIL PENINHA.
Matéria ótima, infelizmente o site foi infeliz na foto, pois esta foto é do Porto da Balsa, localizado na Av Getúlio Vargas, nos mais parabens pela matéria