Santarém ganha novo ConselhoTutelar
Santarém passou a contar oficialmente com seu segundo Conselho Tutelar. A cerimônia de instalação foi realizada na sexta-feira, 18, com a posse de dez novos conselheiros – cinco titulares e cinco suplentes – com a participação das secretárias de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Von e Ivone Aguiar (titular e adjunta, respectivamente); da juíza da 7ª Vara da Infância e Juventude, Josineide Pamplona; do presidente da Câmara, Henderson Pinto (DEM); do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdca), Maike Vieira; e a jovem Elba Monteiro, representando a creche Seara. O novo Conselho atenderá a área urbana e parte da zona rural do Município. De acordo com o prefeito Alexandre Von o próximo passo será a instalação da primeira Unidade na zona rural.
Alexandre Von admitiu que o trabalho do Conselho nº 1 estava sobrecarregado, pois apenas cinco conselheiros cobriam toda a extensão do Município. “Agora esse trabalho passa a ser reforçado consideravelmente pelo segundo Conselho Tutelar”, observou o prefeito que vê a necessidade de implantar o 1º Conselho Tutelar na zona rural.
“Que tenhamos em breve dois Conselhos na zona rural: um em Alter do Chão [região do eixo-forte] e outro na vila de Curuai [região do Lago Grande]”, ponderou Von.
Estrutura para os Conselhos: A SEMTRAS garantiu as instalações físicas dos dois Conselhos, alugando dois imóveis – na Travessa Sete de Setembro para o primeiro Conselho e no bairro Santarenzinho para o segundo.
“Além disso os Conselhos serão dotados com viatura, combustível e remuneração digna aos profissionais para prestar um serviço de qualidade à população de Santarém”, ressaltou Alexandre Von.
NOVAS PARCERIAS PARA O PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
A equipe da SEMAP formada pelos secretários Rosivaldo Colares e João Clóvis Lisboa (titular e adjunto, respectivamente) e coordenador de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Otávio Macêdo, participaram de uma reunião com o gerente geral da Cargill, Ronaldo Donath para discutir uma possível parceria. O gerente da empresa graneleira afirmou que a empresa pretende apoiar de forma direta a agricultura familiar. Na ocasião ele informou que existem projetos de expansão no porto da Cargill para recebimento de grãos, por exemplo o milho, e outras culturas, como o cacau.
Rosivaldo Colares solicitou sugestões a serem inseridas no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) que será reformulado nas próximas semanas, servindo de base as ações voltadas ao setor produtivo rural. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e a Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) já foram inseridos nos debates. As próximas reuniões serão realizadas para a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).