Crueldade – Idosa é agredida pelo próprio neto
Em Santarém, oeste do Pará, um crime perverso, daqueles que deixa qualquer cidadão de bem injuriado, chocou amigos e familiares da vítima. O caso de lesão corporal contra uma idosa de 80 anos foi registrado na Unidade Integrada Pro Paz, especificamente na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), localizada na Avenida Sérgio Henn, próxima ao estádio Colosso do Tapajós.
A vítima, Cesarina de Sousa, denunciou que foi agredida fisicamente e ofendida por Rogério Pereira de Sousa, de 39 anos, seu neto. De acordo com o relato da idosa, no domingo, dia 31 de janeiro, ela estava no portão da sua residência, localizada na Travessa Sete de Setembro, 776, bairro Aparecida. Ela disse que, por volta das 23h00, Rogério, seu neto, chegou acompanhado por sua mãe, Marilene Pereira de Sousa, ambos aparentemente embriagados passaram pela idosa e entraram na residência, onde ela residia com o neto.
A vítima disse que permaneceu no portão da casa por algum tempo, pois estava com medo de Rogério. Posteriormente, quando resolveu entrar no imóvel, seu neto desferiu um soco em seu rosto, deixando-a completamente tonta, e que só não caiu no chão devido ter segurado na grade da porta. Dona Cesarina afirma que seu neto Rogério tentou dar-lhe um novo soco, mas ela conseguiu se livrar fugindo para o meio da rua, quando tentou pedir ajudar, porém, não havia mais ninguém na rua.
Prosseguindo com seu relato, a idosa disse que ficou na rua e esperou que Rogério se acalmasse para poder retornar para sua casa. E que quando conseguiu entrar, se trancou em seu quarto.
O Boletim de Ocorrência foi registrado na DEAM, e a delegada titular Andreza Alves abriu inquérito para apurar o caso. Rogério deverá responder por lesão corporal e Injúria. A autoridade policial já iniciou os procedimentos para pedir a interdição dele da casa, garantindo assim o direito da vítima de poder retornar para sua residência sem a presença do agressor.
Segundo informações de familiares, a idosa por ter muito carinho pelo neto, nunca relatou discussões anteriores, no entanto, os vizinhos informaram já terem presenciado diversos momentos em que a idosa foi agredida verbalmente por Rogério.
“Ela criou ele como filho, fez sacrifícios, ele nunca poderia fazer um negócio desses. Uma senhora indefesa, de 80 anos. Ele tornou-se um ser humano desequilibrado, quem sabe mais tarde pode acontecer algo pior. Ela está muito abalada psicologicamente, muito nervosa, ela já possui o início de mal de Alzheimer, às vezes a gente conversa com ela e ela não se lembra. A gente fica numa situação muito difícil porque sofremos junto com ela”, disse um familiar da vítima.
A família informou que Cesarina de Sousa deve viajar para outra cidade, e assim ficará algum tempo longe do agressor, e desta forma terá condições de se recuperar do trauma vivido e ocasionado pelo próprio neto.
INDEFESOS: Os crimes contra as pessoas idosas acontecem todos os dias, mas poucos casos são registrados na Polícia. Na grande maioria, os crimes são praticados pelos próprios familiares. Além de agressão física e verbal, muitos são vítimas de roubo e furto, também cresce os casos em que os idosos são vítimas de estelionatários.
Idosos relatam que são vítimas de elementos que se utilizam da vantagem do empréstimo consignado, para roubarem seu dinheiro, e deixar a vítima pagando as prestações, que são descontadas mensalmente na aposentadoria. Em alguns casos, os valores do empréstimo são tão grandes, que a parcela descontada ultrapassa metade dos recursos recebidos pelos aposentados.
ESTATUTO DO IDOSO: Em Santarém, segundo informações do Censo Demográfico de 2010, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 22.603 santarenos estão amparados pelo Estatuto do Idoso, que é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
MENORES FLAGRADOS CONSUMINDO BEBIDAS ALCOÓLICAS: As Polícias Civil e Militar flagraram vários menores de idade ingerindo bebida alcoólica em uma casa de shows, no município de Juruti, na madrugada de domingo (31/01). A operação, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Demutran e Conselho Tutelar, resultou na prisão do empresário responsável pela festa e mais três funcionários. De acordo com o delegado de Polícia Civil, Jaime Paixão, o objetivo da operação foi fiscalizar as casas de diversão noturna, além de inibir outros crimes. No total, cinco estabelecimentos foram visitados pela equipe. Em dois foram encontradas irregularidades administrativas como venda de bebidas em recipientes de vidro, o que não é permitido em eventos. “Entre os menores tinha uma adolescente de 15 anos completamente embriagada”, informou o delegado da Polícia Civil.
O responsável pelo evento e os demais funcionários foram presos em flagrante e enquadrados no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O artigo afirma que quem for pego vendendo, fornecendo, servindo, ministrando ou entregando, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica poderá ser detido e pegar pena de 2 a 4 anos de prisão. A Polícia arbitrou fiança de 10 salários mínimos para o empresário e 3 salários para cada funcionário. Se eles não pagarem, permanecerão presos na delegacia da cidade à disposição da justiça.
PRESOS SUSPEITOS DE ROUBO: Três homens foram presos no domingo (31/01) suspeitos de roubo e receptação de moto, em Santarém. O veículo foi roubado de um homem que estava realizando serviço de mototáxi. O assalto aconteceu por volta das 6h de domingo. No depoimento da vítima, um dos suspeitos solicitou o serviço de mototáxi até o bairro Caranazal. Chegando ao destino, outro homem apareceu armado e anunciou o assalto. Em seguida, os dois suspeitos fugiram do local levando a moto.
A vítima foi à Delegacia para registrar o caso e ainda na manhã de domingo a Polícia encontrou três suspeitos de participação no crime e conseguiu recuperar a moto. Um dos suspeitos era foragido da Justiça. Os três foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura.
POLÍCIA FEDERAL REGISTRA QUEDA NA EMISSÃO DE PASSAPORTE: A procura pela emissão de passaporte em Santarém, oeste do Pará, diminuiu. De acordo com a Polícia Federal, foram emitidos 1.743 passaportes comuns em 2015, enquanto que em 2014, foram 1.870.
Para a Polícia Federal de Santarém, não foi uma grande queda na procura pelo serviço. “Possivelmente por conta da alta do dólar, questão econômica, são os fatores que podem ter contribuído “para a diminuição da procura pelo serviço”, destacou.
Na delegacia de Polícia Federal são atendidas em média 15 pessoas por dia. Em janeiro de 2016, foram emitidos 161 passaportes comuns.
Quem pretende tirar o documento deve acessar a página eletrônica da Polícia Federal para efetuar cadastro e depois pagar a guia emitida. Após o pagamento, o usuário deve retornar ao site para agendar o dia e o horário de atendimento.
No dia agendado, o cidadão deve ir à delegacia de Polícia Federal com os documentos originais (RG, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral). Homens maiores de 18 anos também devem apresentar a carteira de reservista do Alistamento Militar. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis para emissão do documento.
Em 2015, foram feitas algumas alterações no documento. O valor da taxa de emissão também aumentou de R$156,07 para R$257,25. “O passaporte teve um aumento no prazo de validade para os adultos. A partir dos 18 anos de idade, o passaporte tem validade de 10 anos. Foram modificados alguns itens de segurança. Além da coloração do passaporte que mudou, foi implantado um chip com todas as informações que podem ser lidas por sistemas informatizados”, contou o delegado da PF em Santarém.
De acordo com a Polícia Federal, em Santarém o prazo mínimo para entrega do documento é de 6 dias.
Por: Edmundo Baía Junior
Criam o vagabundo sem nunca cobrar nada dele e ainda o financiam,dá no que deu !
Queria da uma lição nesse delinquente. UM tiro de magal em cada joelho pra ele sempre lembrar da minha cara e pra lembrar que em mulher não se bate ainda mais em uma senhora idosa dessa!