Comdec instala pluviômetro semiautomático no Urumanduba

pluviômetro semiautomático
pluviômetro semiautomático

Está funcionando em fase experimental o pluviômetro semiautomático instalado pela Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) na Escola Municipal Francisco das Chagas Nascimento, no bairro Urumanduba.
Segundo Darlison Maia, titular da Comdec, a instalação dos equipamentos faz parte do projeto intitulado “Pluviômetros nas Comunidades”, que será desenvolvido no município através de parceria da Prefeitura de Santarém com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden.
“Os pluviômetros possibilitam a percepção de risco de desastres naturais no município, envolvendo a população que vive em áreas que estão sujeitas a alagamentos, quedas de barracos e pedras, entre outros problemas decorrentes da precipitação pluviométrica. O monitoramento diário dos equipamentos vai facilitar o trabalho de prevenção com as comunidades, através da mensuração da quantidade de água da chuva”, explicou Darlison Maia.
Outras quatro áreas consideradas de risco – Tabocal, Maracanã, Ponta de Pedras e Alter do Chão – serão contempladas com a instalação dos pluviômetros semiautomáticos ao longo da semana que vem.
SANTARÉM É O PRIMEIRO MUNICÍPIO PARAENSE A RECEBER O PROJETO RIOS VOADORES
O Projeto Rios Voadores se apresentará em Santarém dos dias 24 a 26 de setembro. Patrocinado pela Petrobras desde sua criação em 2007, o Projeto está inserido no Programa Petrobras Socioambiental. Inicialmente, realizava ações de pesquisa científica em parceria com cientistas de instituições como CENA, CPTEC e INPE, e atualmente se dedica à educação ambiental, trabalhando em parceria com as Secretarias de Educação em várias cidades do país para inserir essa temática em sala de aula através da capacitação de professores.
O Projeto já atuou em vários estados, mas é a primeira vez que vem ao Pará. Agora Santarém está entre as 18 cidades contempladas no atual itinerário de educação ambiental do projeto. Diferente das cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, onde as pessoas ficam surpresas ao saber que, mesmo distante, a floresta tem impacto em suas vidas, na Amazônia os habitantes convivem diariamente com o fenômeno dos rios voadores, embora talvez isso passe despercebido.
As oficinas pedagógicas, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém para o público de professores, detalham como funciona e qual é a importância do fenômeno conhecido como “rios voadores” ou “rios aéreos”.
No dia 24/09 (quarta-feira), abertura do evento, uma palestra será proferida pelo aviador e coordenador do Projeto Gérard Moss, às 19h30minh na Escola Municipal de Arte Professor Emir Hermes Bermeguy, na Rua Hortência, bairro Jardim Santarém. Essa palestra está aberta ao público e autoridades.
No dia 25/09 (quinta-feira), Gérard Moss falará na abertura da 1a Semana de Educação no Campo, na Universidade Federal do Oeste do Pará-Campus Tapajós, com uma palestra às 17h30.
Nos dias 25 e 26/09 (quinta e sexta-feira), acontecem as oficinas de capacitação de professores na Escola Municipal de Arte Professor Emir Hermes Bermeguy, na rua Hortência. Professores da rede municipal de ensino (ensino fundamental). Quem realizou sua inscrição, mediante seleção dos participantes realizados pela SEMED, poderá participar da oficina que acontecerá em dois turnos, às 8h e às 14h, em ambos os dias. A capacitação será ministrada pela professora Aurelice Vasconcelos, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, pedagoga e mestre em Ecologia Humana e Educação Ambiental pela Universidade de Brasília, colaboradora pedagógica do Projeto Rios Voadores.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *