Federação Paraense de Jiu-Jitsu realiza campeonato em Santarém
Setenta atletas do Baixo Amazonas participaram no último sábado, 20, da 1ª Copa Santarém Jiu-Jitsu, no ginásio da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob a coordenação da Federação Paraense de Jiu-Jitsu Esportivo (FPJJE) e Academia via Atlética.
Mais de 500 pessoas estiveram prestigiando o evento que contou com a apresentação de lutadores de diversas cidades da região Oeste do Pará, entre elas, Oriximiná, Belterra, Jacareacanga, Itaituba e Santarém.
Durante a competição, a principal luta em destaque ficou por conta da apresentação do professor Paulo Ávila e Rogério Aguiar, ambos com mais de 40 anos de idade, na categoria sênior dois (média), faixas- azuis, que através da luta, mostraram que para praticar o esporte não precisa ter idade certa, e sim disposição.
Já a segunda luta em destaque, segundo os organizadores, foi a disputa entre os professores faixas-preta, Flávio Navalhada (Via Atlética) e Carlinhos (PSA). Após a competição, 12 atletas se consagraram campeões, 8 vice-campeões e 6 foram premiados pela conquista do terceiro lugar de diferentes categorias.
Um dos destaques da competição foi a premiação do lutador Braiam Eduardo, que com 13 anos de idade pertence a categoria pesadíssimo infanto-juvenil e treina há dois anos. Hoje, o lutador é faixa verde no jiu-Jitsu. Ele declarou que apesar de vários anos praticando o esporte, só agora participou de sua primeira competição oficial. “Este é meu primeiro campeonato e graças a Deus consegui ser campeão na minha categoria. Obrigado ao meu professor Flávio Navalhada e a todos os coordenadores da Copa, que nos deram a chance de participar desse que foi o maior evento de Jiu-Jitsu da região”, comemorou.
Por: Manoel Cardoso
durante três anos que o meu filho pratica jiu jitsu nunca vi uma organização no campeonato paraense. isso é uma vergonha para o estado um campeonato com tamanha bagunça. meu filho foi escrito para disputar na categoria de 40 quilos e faixa laranja. segundo a mesa não havia luta para ele pois não tinha adversario. Mais como se no dia esta eu e minha familia no ginasio do abacatão ananindeua e existia varios atletas na mesma categoria do meu filho mesmo sem lutar ainda quando chamava a categoria de 10 e 11 anos para receber medalhas me espantei quando chamaram meu filho, pois o mesmo tem 12 anos e ainda não tinha nem chamado para lutar sua categoria.
Parabéns a Via Atlética pela iiicnativa; e ao Braiam. Esse garoto é a bola da vez, um sucesso no jiu jitsu. Esse, ainda vai brilhar muito. Siga confiante garoto!
Fizeram pagdroanpa enganosa, o premio para o vencedor dos faixas-pretas seria um kimono, e ao final com a vitória indiscutível do Carlinhos sobre o Flávio Navalhada, deram ao vencedor somente uma medalha que vale cinco reais, e se o vencedor fosse o outro? ele ganharia o kimono? falta mais seriedadee honestidade nesses eventos.