Estudante desenvolve prótese em forma de tentáculo para membros superiores
Alunos de design industrial da Universidade de Washington foram desafiados por um dos seus professores a criar um desenho inovador para próteses substitutas de membros superiores. O desafio levou Kaylene Kau – um dos estudantes – a criar essa prótese em forma de tentáculo extremamente simples, tanto mecanicamente quanto esteticamente.
Kau observou que as próteses funcionam mais como uma espécie de assistente para o membro que sobrou do que como um real substituto para o membro perdido. Com o desenho criado por Kau, fica fácil para o paciente agarrar e acomodar objetos, usando o membro funcional para manipulá-lo.
Para agarrar o objeto, o usuário pode ajustar a quantidade de curvas do tentáculo através de dois botões que acionam um motor aumentando ou diminuindo a curvatura usando dois cabos que percorrem o braço.
O interessante é que o protótipo vai na contramão dos mais recentes estudos de próteses, que buscam soluções complicadas e caras como implantes biônicos ou recriação de membros. É simples, mas funciona.
Infelizmente, ainda não existe informação sobre a possibilidade de produção e comercialização do protótipo.
Por Leonardo Carvalho