Praça Mirante do Tapajós

Praça Mirante do Tapajós

É localizada em uma colina no centro da cidade. A construção da Fortaleza serviu para evitar a invasão de inimigos, teve seu início em 1693 pelo português Francisco da Costa Galvão.

Com a morte dele, as obras continuaram sob o comando de seu filho Manoel da Mota de Siqueira, mas a inauguração ocorreu em 1697, mesmo não estando definitivamente concluída.

Após várias renovações, a última tentativa de recuperação do forte foi em 1867, onde o governo imperial enviou seis peças de artilharia, calibre 6, para serem instaladas no local.

Como os trabalhos não foram terminados, as peças ficaram, por quase um século, no leito da atual rua Galdino Veloso. Atualmente, dois canhões encontram-se na Praça do Centenário.

Hoje não é possível ver qualquer traço restante da Fortaleza, mas a praça representa um marco histórico importante de nosso município, além de oferecer uma visão privilegiada do encontro das águas. 

Praça Mirante do Tapajós

Praça Mirante do Tapajós
visão privilegiada do encontro das águas

Praça Mirante do Tapajós

Praça Mirante do Tapajós

Praça Mirante do Tapajós

Praça Mirante do Tapajós

Rg 15/O Impacto

2 comentários em “Praça Mirante do Tapajós

  • 9 de janeiro de 2013 em 13:39
    Permalink

    Miguel, também tenho saudades dos idos de 1971, na Av. Rui Barbosa esquina com Otaviano de Matos, então garotos, jogando bola no meio da rua. Lembra?
    Entra em contato: rudilima@hotmail.com
    Rudimar

    Resposta
  • 19 de março de 2011 em 10:49
    Permalink

    È muito bom rever santarém atraves dessas belissimas imagens que me instigam uma certa curiosidade de conhecer Santarém por imagens antigas. Seria muito legal fazer um resgate historico desses espaços da orla e do mirante, atraves de fotografia antigas comparando o antes e depois, não para qualificar as politicas direcionadas para esses espaços, mas para que possamos perceber como a paisagem natural que caracteriza a frente de Santarém pode ser impressionante em cada momento da história dessa cidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *