Candidato a presidente da Câmara de Aveiro responde processo na Justiça

Ranilson Araújo responde processo por receptação de veículos roubados

Farta documentação chegou à redação do RG 15/O Impacto, entre estas, o processo judicial de número 2004.2.000410-4, que trata da acusação contra o atual vereador Ranilson Araújo do  Prado, feita pela Juíza da Comarca de Itaituba, na época, ou seja, em 2004, Dra. Sandra Maria Ferreira Castelo Branco. Ranilson Araújo é atualmente Vereador e candidato a presidente da Câmara municipal de Aveiro. Contra ele foram feitas acusações inclusas no artigo 180, do Código Penal que trata de receptação de veículos roubados. O estranho é que até agora esse caso não foi concluído pela Justiça de Itaituba e já se arrasta por 7 anos.

A Polêmica com relação à disputa pela presidência da Câmara Municipal de Aveiro se arrasta desde dezembro do ano passado, quando duas Mesas Diretoras foram eleitas. A Justiça decidiu interferir e marcou uma nova eleição para esta sexta-feira, dia 04 de fevereiro de 2011.

Além da processo que o candidato a presidente da Câmara, vereador Ranilson Araújo, responde na Comarca de Itaituba, por receptação de veículos roubados, pesam também denúncias contra a vereadora Maria da Fé, que quando esteve presidindo a Câmara Municipal de Aveiro, no ano de 2001, comprou 8 mil telhas, na empresa Delta Materiais de Construção Ltda, localizada na Rua Lauro Sodré – nº 238, em Itaituba Pará, no valor de R$ 6.400,00, conforme Nota Fiscal nº 1871, emitida no dia 26/11/2001 e recibo também emitido em 26/11/2001. Acontece que já se passaram dez anos e essas telhas até hoje não chegaram ao município de Aveiro, mesmo assim foram pagas pela Câmara Municipal de Aveiro.

Irregularidades– Durante a gestão do vereador Manuel Pereira (Sales) na presidência da Câmara Municipal de Aveiro, foi constatado que as telhas não chegaram ao seu destino, sendo que a vereadora Maria da Fé confessou que realizou a compra e fez um acordo com o presidente da Câmara, vereador Manoel Pereira, tendo pago uma entrada da dívida e ficou de pagar o restante depois.

Aliados de Cabano – O que mais intriga a opinião pública, é que tanto Ranilson Araújo quando Maria da Fé, fazem parte do grupo político do ex-prefeito Adalberto Viana da Silva, popularmente conhecido por “Cabano”, que teve seu mandato cassado por improbidade administrativa e agora está tentando voltar ao poder de maneira maquiavélica, através dos referidos vereadores.  Tanto é, que o advogado Emanuel Bentes Pereira, protocolou na Delegacia de Polícia do Interior (DPI), em Belém, no último dia 26/01/2011, um documento pedindo providências do delegado Domingos Sávio, para esclarecer sobre o destino e a situação das representações criminais que foram protocoladas no ano de 2005, pela Prefeitura Municipal de Aveiro, na Delegacia de Polícia de Itaituba (na época respondia pelo município de Aveiro). Essas representações denunciavam a prática de crimes na administração pública durante a gestão de Adalberto Viana da Silva (Cabano). Uma farta documentação de provas instruíram as representações que também foram apresentadas ao Ministério Público Estadual.

O que chama atenção de todos, segundo o advogado, é que essas representações foram enviadas à Corregedoria de Polícia Civil de Santarém, na época, e ninguém sabe se houve apuração criminal, se existe número de inquérito, onde estão os documentos ou que destino tomaram.

“Pelo fato de que se trata de assunto de natureza pública, crime de ação pública, objeto das respresentgações, entendemos que deve haver uma resposta. Como não encontramos por lá, somos obrigados a solicitar apoio da Delegacia de Polícia do Interior (DPI), ressaltando que não vemos culpa dos atuais delegados de Itaituba e nem do delegado Djalma, de Aveiro, que talvez não tenha recebido as representações da época para as devidas apurações, que é de interesse da requerente, ver concluídas”, disse o advogado Emanuel Bentes.

Cópia do processo em que o Vereador responde pelo artigo 180
Cópia da Nota Fiscal onde mostra a compra das telhas, que não chegaram ao município de Aveiro

Maiores informações, com exclusividade na edição desta sexta-feira do jornal O Impacto.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Candidato a presidente da Câmara de Aveiro responde processo na Justiça

  • 29 de março de 2011 em 22:07
    Permalink

    Olha o prefeito que quer ficar em Aveiro!
    Vejam a corja por de trás dele.
    Olha a vereadora envolvida,logo a de família tão “ilustre”.
    Povo reajam,vamos dar um basta nessa corja de políticos…..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *