Pista do aeroporto de Altamira em precárias condições
Um acidente com uma aeronave da TRIP Linhas aéreas, no aeroporto de Altamira, na noite da última segunda-feira, 21, felizmente sem vítimas fatais, colocou em alerta mais de 170 entidades que congregam o Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu). O referido acidente está sendo investigado pelas autoridades competentes e as causas ainda são desconhecidas, porém existem suspeitas de que as causas tenham sido as más condições da pista do aeroporto, em Altamira. Segundo informações, a pista do aeroporto se encontra em péssimas condições, com rachaduras e buracos que colocam em risco a operação de aeronaves de médio e grande porte e oferecem risco à vida dos passageiros.
Verbas chegaram, mas obras não foram feitas – Informações surgem de que há mais de três anos existe depositado na conta desta empresa o valor de oito milhões, destinado para recapeamento da pista, ou melhor, deixar a pista apta a receber aviões de grande porte. O único aeroporto da cidade trabalha hoje em precárias condições de estrutura física, nos 2.003m de pista de pouso e decolagem, que foram construídas em 1979, e no dia 17 de Janeiro de 1980, a Infraero assumiu a administração do Aeroporto de Altamira e que hoje se encontram com fissuras na pista e aptas a colocar em risco a vida dos passageiros.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dispõe de recursos liberados desde 2009 para a realização das obras de reforma da pista e melhorias no aeroporto, mas por incompetência administrativa, má vontade ou por motivos que nos fogem à compreensão, até o momento não conseguiu realizar a obra, causando sérios prejuízos à sociedade regional e colocando em risco e vida de milhares de passageiros.
Dada à gravidade da situação, existe a necessidade de que estas obras sejam iniciadas em caráter de urgência e emergência, dispensando-se as formalidades administrativas que, neste caso, podem significar perdas desnecessárias de vidas. Além disso, lembramos que Altamira será a cidade sede da usina de Belo Monte e que, dadas as atuais condições do aeroporto, haverá um comprometimento do cronograma das obras, causando grandes prejuízos aos empreendedores, à região e, principalmente, para o País, que precisa da energia que será gerada neste projeto energético. O futuro está ás portas, porém Altamira corre o risco de não estar preparada para esta evolução. Recado dado.
Deputado Faleiro cobra início das obras do aeroporto
O deputado Airton Faleiro disse nesta quarta-feira, 23, na Assembléia Legislativa, que vai enviar, para o Ministério da Defesa, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil, ofício cobrando o início das obras no aeroporto de Altamira, que estão autorizadas há mais de dois anos pelo Governo Federal.
A cobrança do Deputado se deve ao recente acidente, acontecido com uma aeronave da empresa Trip, no aeroporto de Altamira. O fato aconteceu no último dia 21 de fevereiro.
“Na condição de representante político desta região, me sinto na obrigação de fazer esta cobrança. Além do mais, neste vôo se encontravam parentes meus”, disse Faleiro.
Faleiro disse que a análise técnicas das causas do acidente, pode até indicar problemas na aeronave ou falha humana, mas que a situação da pista de pouso não está boa é uma realidade.
“Não importa se o problema está acontecendo num governo que é do meu partido, o que importa é saber que têm pessoas correndo risco de vida. A população de Altamira e região tem mais pressa no início das obras do aeroporto do que nas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte”’, disse Airton Faleiro.
Por: Carlos cruz