Hidrelétrica do Tapajós ainda está na etapa de engenharia e estudos ambientais
Na noite de ontem, quarta-feira dia 22, no plenário da Câmara de vereadores, foi proferida uma palestra pelo engenheiro Sandro Damazio, da Divisão de Projetos da Eletrobrás para o Tapajós, onde antes das explanações foi exibido um vídeo institucional mostrando as etapas de execuções do Complexo Hidrelétrico tapajós.
Sandro Dámazio esclareceu que o projeto de Construção da hidrelétrica Tapajós em São Luiz do Tapajós até o momento cumpriu apenas a primeira etapa do Inventário aprovada em 2009. Atualmente, de acordo com Sandro Damázio, estão sendo feitos estudos de viabilidade de engenharia e impactos ambientas na região e suas formas de compensação.
Os estudos de engenharia estão em andamento sendo que alguns ainda em negociação com o Ministério do Meio Ambiente para sua viabilização nas comunidades entorno do projeto e também nas unidades de Conservação. Todo esse processo burocrático se estende de 5 a 6 anos com a licença de operação ressaltando que em relação a Hidrelétrica do Tapajós ainda há um longo caminho até que chegue na etapa do leilão.
Sobre projetos de Responsabilidade Social o engenheiro disse que a Eletrobrás fará compensações, mas que antecedendo o projeto já está firmando parcerias anunciando o lançamento dos projetos Zico 10 e Basquete do futuro.
Alexandre Benjamim, da Eletrobrás, disse que os projetos sociais na área de esportes serão implantados em curto espaço de tempo já que foi sinalizado apoio do município de Itaituba. Francisco das Chagas, da Federação Brasileira de Basquete, disse no encontro que em Itaituba o projeto atenderá cerca de mil crianças na faixa etária de 8 a 15 anos e todos os professores envolvidos receberão capacitação.
A respeito do projeto Zico, Carlile Carlos dos Santos que esteve falando sobre o projeto social esportivo, enfatizou que também serão atendidas mil crianças de 15 a 16 anos se ratando de um projeto não apenas para revelar craques, mas também promover a formação do cidadão com o um todo pelo processo de diversidade e inclusão.
O prefeito Valmir Clímaco ao falar sobre os investimentos da Eletrobrás e dos projetos sociais disse que Itaituba dará todo apoio necessário porque considera que são investimentos positivos que e m muito irão ajudar na geração de emprego e renda principalmente no aspecto da qualificação profissional.
Na composição da mesa dos trabalhos estiveram presentes Sandro Damáziona, Patrik Souza (ACI), Afábio Borges (CDL), prefeito Valmir Clímaco, Carlyle (Zico 10), Felipe Melo (educação), Eva Gomes (representando o presidente da Câmara), entre outros.
O plenário esteve lotado por representantes de entidades de classes. Após sua palestra o representante da Eletrobrás Sandro Damásio disse que a palestra foi o primeiro passo para um a série de encontros entre a empresa e a região enfatizando que em breve haverá um mini fórum de discussão com maiores detalhes sobre a construção do Complexo Tapajós que envolve cinco usinas em nossa região.
Por: Nazareno Santos
Quero informar que na reunião dos representantes da Eletrobrás, não só participou a os empresarios, mais tambem a sociedade civil oraganizada. Estiveram presentes, Nara, representando a colonia dos pescadores, Srº Antonio STTR, Claudete e Socorro representando as artesã, Kainã, Gabriela, Ademir representando O Movimento Tapajós Vivo, J. Camargo, representando a Imprensa e programa porteira aberta. Gostaria que fosse publicado a manifestação dos movimentos sociais, a indignação de cada um, como por exemplo do sr Antonio do STTR e Nara da Colinia dos pescadora.
Jesielita Roma
MTV