Processo de Licitação para obras do Aeroporto Wilson Fonseca será no dia 13 de março

Aeroporto de Santarém tem maior número de atrasos no Pará

 

Dentro de poucos dias começa o processo de licitação das obras de ampliação do aeroporto Internacional de Santarém, Maestro Wilson Fonseca. A licitação propriamente dita já tem dada marcada. Será no dia 13 de março, com as obras previstas para serem iniciadas em junho. A garantia é do superintende regional norte da Infraero, Paulo Barreto Pereira. 

Nos bastidores dessa notícia alvissareira, estão os reflexos no aumento ainda maior do fluxo de passageiros, no aeroporto Wilson Fonseca. Com a Copa de 2014 às portas, este movimento tende a crescer. Como alguns jogos vão acontecer no vizinho estado do Amazonas, ninguém duvida do aumento na demanda de vôos durante a competição, pois Santarém pela sua localização privilegiada vai servir de cidade- dormitório.
Mesmo usufruindo das sobras, a economia local vai tirar proveito disso, e é preciso que tire, principalmente o setor hoteleiro. Até lá precisamos estar preparados para receber os turistas que ao saberem das belezas naturais de Santarém, e das dificuldades que terão por vagas nos hotéis em Manaus, terão a alternativa de Santarém, para conciliar seu lazer. 

A Copa do Mundo vai passar, mas a estrutura aeroportuária vai permanecer. O aumento dos atuais 700 metros quadrados para 1.300, representa quase 100%. Nada mal para quem já espera isso a tanto tempo.
A reforma também prioriza a comodidade e conforto na área de embarque e desembarque. O terminal de passageiros passará a ter 295 metros quadrados, 200 a mais do espaço atual Depois da reforma que vai custar cerca de R$ 1 milhão, e vai durar oito meses. A atual estação de passageiros que comporta 80 passageiros vai abrigar 250.
Melhor que isso, é saber que as obras não vão paralisar o funcionamento regular, se é que se pode dizer assim. Mesmo com a carência de espaço, o movimento de passageiros no ano passado, chegou perto dos 400 mil, mais precisamente 365 mil. 

Quem já está acostumado a sentar em mochilas, por falta de assento, ou estacionar o seu veículo na estrada por falta de estacionamento, e se acotovelar com os demais passageiros, encarando funcionários estressados das companhias, até pelo aperto dos guichês, mesmo achando ruim tudo isso, vai estar preparado com serenidade, em saber que depois tudo vai melhorar. 

Méritos para Odair Correa – Tudo isso se deve ao esforço de Odair Corrêa, ex vice-governador do Pará, que quando estava no governo de Ana Júlia, uma de suas preocupações sempre foi a ampliação do Aeroporto de Santarém. Odair esteve várias vezes reunido com a direção da Infraero e conseguiu que a diretoria viesse a Santarém assinar a autorização para a reforma do aeroporto. Quando deixou o governo, em dezembro do ano passado, Odair Correa não se mostrou desanimado e disse que a ampliação do aeroporto de Santarém iria sair, pois a autorização havia sido assinada e tinha que ser concretizada. Hoje pela necessidade de alternativa, durante a Copa de 2014, a situação é diferente. Independente de estar ou não a reboque, Odair Corrêa sabe que desta vez a obra vai sair, independente da sua “influência”. A região Oeste do Pará agradece. 

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Processo de Licitação para obras do Aeroporto Wilson Fonseca será no dia 13 de março

  • 20 de junho de 2012 em 12:49
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    Na Amazônia as cidades são muito longe uma das outras & não faz mais sentido transporte terrestre ou aquático entre elas, até por que em época de chuva as estradas ficam ruins & no verão ficam empueiradas.

    Tomara que a ampliação do aeroporto de Santarém barateie as passagens aéreas para Santarém & região Amazônica.

    Eu defendo que Santarém vire Hub aeroportuário do interior do Pará & região Amazônica para baratear as passagens no interior.

    Também defendo que Santarém vire ponto de conexão, Ex: se um avião vai seguir Brasília > Boa Vista (RR) & outro avião Cuiabá (MT) > Macapá (AP), essas aeronaves podiam fazer conexão em Santarém para que possam trocar de aeronave as pessoas que vão seguir Brasília > Macapá & as que vão seguir Cuiabá > Boa Vista.

    Nessas escalas que citei acima elas também podiam servir aos que moram em Santarém, no interior do Pará & em outras cidades da Região Amazônica & também vai ajudar a desafogar o aeroporto de Manaus.

    Já existe aeronaves de pequeno porte mais eficientes que as mais antigas, as Cias Aéreas que servem a região Amazônica podia comprar mais dessas, já que a Amazônia tem baixa densidade demográfica.

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