Fissuras expostas comprometem igreja de santo antonio
Há exemplo da Escola Fulgêncio Simões, Estádio Heriberto Batista e o Mercado Municipal que dispensa qualquer comentário, mais um acervo do patrimônio histórico cultural do município de Alenquer, construído no século passado, está ameaçado pela ação do tempo. Desta vez, trata-se da Igreja Matriz de Santo Antonio. Ao longo dos anos, milhares de turistas que já visitaram ou visitam a Princesa do Surubiú, se encantam com uma das mais belas obras arquitetônicas do estado do Pará. Infelizmente, esse magnífico Carão Postal está apresentando comprometimento em parte de suas estruturas.
Ocorre que, um dos vértices do referido monumento, que causa admiração aos romeiros, são evidentemente as imponentes torres edificadas ou esculpidas em estilo barroco. Portanto, é patético publicar que as torres estão apresentado rachaduras na sua base externa. Faz-se mister salientar que segundo dados históricos, a referida Casa de Oração foi a primeira Igreja edificada no Município, cujo seu inicio deu-se no ano de 1849 e concluída em 1870. Esta por sua vez, recebeu o título de Igreja Matriz de Santo Antonio, dado pelo então Bispo Dom Miguel de Bulhões.
Até os dias atuais, muitas foram as reformas para mantê-la pomposa e intacta. Uma destas deu-se no ano de 1954, quando uma das mencionadas torres desabou provocado por um grande temporal. O último grande trabalho de revitalização do suntuoso templo, aconteceu nos anos de 2000 a 2001, tendo como líder do movimento de arrecadação de doação, a incansável e dedicada dirigente comunitária professora Maria José Batista.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 – Tradicionalmente na época da Quaresma, a Igreja Católica, através da CNBB, promove a Campanha da Fraternidade. Nos últimos anos a entidade convida as famílias a refletirem e unirem forças para gerar políticas sustentáveis de conservação do meio ambiente, dos direitos humanos e preservação do planeta para os presentes e futuras gerações. Com o tema FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA e diante desse momento crítico na história de grandes catástrofes em todo Planeta Terra, pela ação devastadora do homem, ainda é tempo de cada ser humano fazer sua parte. Partindo desse pressuposto, somente a consciência ecológica será capaz de salvar a biodiversidade da mão natureza. Pensem nisso!