Dom Capistrano se despede de Itaituba em sessão na Câmara

Bispo de Itaituba

A Comunidade católica de Itaituba foi duplamente privilegiada. Primeiro por ganhar uma Prelazia e por ter tido como primeiro Bispo um religioso do cacife espiritual de Dom Capistrano.

Capistrano Francisco que em Itaituba passou a se chamar Dom Capistrano Francisco Heim, na condição de Bispo, após cumprir sua missão religiosa está deixando Itaituba 22 anos depois e retornando para sua terra natal Catskill – Nova York, nos Estados Unidos.

Para homenagear o empenho e dedicação de Dom Capistrano, a Câmara de vereadores de Itaituba, por iniciativa do vereador Raimundo Pimentel (Dico), realizou nesta quarta-feira, dia 23, sessão especial solene com coquetel no encerramento.

A Sessão presidida pela vereadora Eva Gomes, contou com apenas com as presenças de Luiz Fernando Sadeck (Peninha), Marcos da Ideal, Maria Pretinha, Dadinho Caminhoneiro, Raimundo Pimentel (Dico) e Manuel Diomar Figueira.

Da tribuna, o vereador Peninha foi incumbido de recepcionar Dom Capistrano proferindo um discurso onde relembrou a trajetória do religioso nos 22 anos em que esteve à frente da prelazia local. Peninha leu um breve histórico do Bispo.

Em nome da comunidade católica e Sagrado Coração de Jesus, Lia Oliveira disse que Dom Capistrano como Bom Pastor cativou Itaituba e região por sua humildade e respeito ao próximo. Lia emocionada, disse que Dom Capistrano jamais será esquecido pela comunidade católica Itaitubense.

Dom Capistrano será substituído pelo Bispo Dom Vilmar Santim, de Paranavai (PR), que estará assumindo oficialmente a Prelazia de Itaituba no dia 10 de abril próximo.

QUEM É DOM CAPPISTRANO?

Ele nasceu em 21 de janeiro de 1934, na cidade de Catskill(Nova York/EUA, filho de Ana e Joseph Heim, tendo nome de batismo Willian. Iniciou sua missão religiosa em 15 de julho de 1960 na Ordem dos Frades Menores, onde adotou o nome de Capistrano Francisco.

Foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1965 no estado de Nova York, tendo em seguida concluído seus estudos teológicos em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Também durante 22 anos trabalhou como secretário executivo e vice custódio na Custódia dos Franciscanos em Goiás.

Dom Capistrano considera como fato marcante o dia em que recebeu, via sede, comunicado do Vaticano que iria na condição de Bispo assumir a recém criada Prelazia do Tapajós, com sede em Itaituba. Isso ocorreu no dia 02 de outubro de 1988 e em sua chegada foi recepcionado pelo Prefeito da época, Silvio Macedo, e pelo saudoso Frei Paulo.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *