Erick Jennings: “Posso ser candidato a prefeito de Santarém”
Um dos mais renomados neurocirurgiões do País, o médico Erick Jennings, recebeu em seu gabinete a equipe do jornal O Impacto, liderada pelo editor Jefferson Miranda e pelo repórter Carlos Cruz, ocasião em que ele respondeu com exclusividade perguntas sobre política, meio ambiente e principalmente saúde. Na entrevista, Erik Jennings esclareceu que ainda está pensando em ser candidato a Prefeito de Santarém, porém, disse que se for da vontade de seu partido (PV), e para mudança no quadro político-municipal, pode até pensar no assunto. Leia a entrevista feita com exclusividade:
Jornal O Impacto: Como o senhor analisa a saúde pública em Santarém?
Erick Jennings: A minha análise é que estamos saindo de uma grande crise na saúde, que começou cerca de dois ou três meses atrás, principalmente em Santarém, que culminou com a prisão da diretora do Hospital Municipal e a voz de prisão que foi dada a um colega médico.
Jornal O Impacto: Na sua opinião, o caso da prisão da Dra. Ana Claúdia, na época diretora do Hospital Municipal, foi abuso de autoridade?
Erick Jennnings: Acredito que não. Na minha opinião, o Ministério Público Estadual está fazendo a sua parte, mas infelizmente é sempre assim, sobra para quem está à frente do processo, tentando resolver; como foi o caso da diretora Ana Cláudia, que é uma pessoa extremamente competente, que sempre se interessou pelo Hospital, mas que no final foi vítima de um processo que estava acontecendo há muito tempo. Este foi um momento de crise, que agora me parece que está acabando, devido até a um aceno do governo em tentar negociar com uma comissão de médicos que se formou com objetivo de tentar regularizar esta questão.
Jornal O Impacto: A Secretaria de Saúde em Santarém está em boas mãos?
Erick Jennings: O problema é que não dá pra falar de uma só pessoa. Tudo é um processo de gestão que tem que ser refletido, tem que ser mudado, mas o problema não é a pessoa em si, mas a equipe que se formou e com certeza não está dando conta do recado.
Jornal O Impacto: Mudando de assunto, vamos agora falar de política. O Partido Verde, do qual o senhor faz parte, tem pretensões de lançar candidato próprio à Prefeitura de Santarém?
Erick Jennnings: A executiva estadual decidiu, a nível de Belém, que vai ser lançado candidato do Partido Verde em Santarém, nas próximas eleições municipais. Esta é uma decisão da executiva do PV, que nos foi comunicada.
Jornal O Impacto: Se o seu nome for indicado para ser o candidato do PV em Santarém, o senhor aceitaria?
Erick Jennnings: No momento estou em dúvidas, porque no Partido Verde existem outros nomes que podem ser trabalhados. Mas dependendo da decisão do partido e de pessoas que possam apoiar minha candidatura, e que eu acredite que possa ser mais útil para o povo de Santarém como político do que na minha profissão, por que não? Porém, tudo vai depender do grupo que estiver me apoiando, pois só deixarei a minha profissão de médico, após analisar as condições para ser Prefeito, se são boas ou não, bem como quem estará ao meu lado.
Jornal O Impacto: Como o senhor analisa a relação do governador Simão Jatene com a região Oeste do Pará?
Erick Jennnings: Por enquanto ainda não chegou nenhum apoio à nossa região. O que pode estar acontecendo é que o governador Simão Jatene deve estar muito ocupado com as questões políticas metropolitanas na cidade de Belém, por isso o interior do Estado ainda não foi contemplado. É possível se fazer alguma coisa agora, com a chegada do Governador que vai passar seis dias na cidade, no mês de junho. Isso é um sinal de que ele vai começar a prestigiar a região Oeste do Pará, que o ajudou muito na sua eleição. Mas até o momento, não vimos nada de concreto acontecendo.
Jornal O Impacto: O senhor sempre foi um defensor do Meio Ambiente em Santarém, a luta do seu grupo para impedir o tráfego de veículos nas praias vai continuar?
Erick Jennnings: Essa é uma luta que a gente iniciou dez anos atrás e que vai continuar. A gente hoje tem um trabalho mais de articulação das instituições que podem promover uma prática saudável de freqüentar as praias de Santarém.
Jornal O Impacto: Como o senhor analisa a administração da prefeita Maria do Carmo em Santarém?
Erick Jennnings: Na minha opinião, houveram pequenos avanços na administração da prefeita Maria do Carmo. Pequenos avanços na área da saúde e na área ambiental, porque esse governo se posicionou em questões específicas em relação às praias, exploração de soja no planalto santareno e isso foi muito bom. Na questão da infra-estrutura da cidade e a saúde eu acredito que não avançou como deveria. Acho que esta administração, no geral, o que a gente sente é que não correspondeu aos anseios da população.
Jornal O Impacto:- Quer dizer que no mau atendimento no PSM ou nos postos de saúde, nem sempre o médico é culpado?
Erick Jennnings: O governo sempre tem um discurso de que agora toda culpa do problema de saúde é por causa da falta de médicos. Com certeza nós vivemos em uma região onde a relação médico/população é das piores do Brasil, porém, existem questões estruturais e salariais extremamentes defasadas e complexas que não permitem que você chame pessoas para morarem aqui. Esta história de médico vir aqui em Santarém uma vez por mês, não dá certo, porque não cria vínculo, não dá conta da demanda, então, tem que existir um projeto, não só desde a formação acadêmica como mesmo de imediato, para fixar o médico na cidade. Isso vai desde questões salariais até mesmo na segurança no trabalho, para que o médico não seja agredido, não vá receber um tapa na cara como tem acontecido no Pronto Socorro, onde um atendente na hora de sua refeição foi abordado por um policial que colocou um revólver na sua cabeça. Desse jeito não vai ter salário que atraia um médico para trabalhar com uma condição dessas.
Por: Carlos Cruz
Concordo também ja esta na hora de mudarnos, pois toda eleição vem as mesmas cara sem que o eleitor tenha opção para escolha de candidato, pelo menos aparece o Dr. Erick que tomara que não va se contaminar como os outros com tanta safadeza e corrupão nessa prefeitura, vamos torcer que o Dr. Erick venha pra ficar na historia como o melhor prefeito de Santarém, porque ate agora ainda não elegemos nenhum que merecesse esse titulo, e que se for preciso o elegemos quantas vezes ele se candidatar.
Conheço Dr. Erick desde o dia que nasceu! Muito me orgulho desse sobrinho! Um bom filho, excelente profissional e acima de tudo, um caráter que só se encontra em poucas pessoas.
Não acredito que a cidade ganha um Prefeito e perde um médico. Sua competência, experiência, na prática, vai confirmar que a cidade granha um excelente gestor médico.
Se for para o bem e progresso da nossa Santarém, estou certo que o povo será sábio em escolher o melhor.
Afinal, A Perola do Tapajós merece!!!
De médico e louco todo mundo tem um pouco!…Não acho que ele vá exercer todo o seu potencial como prefeito(com todas as limitações que são inerentes de qualquer função pública municipal desta cidade), assim como médico.Prefiro que continue assim como está, atuando tão bem como profissional da medicina.
Drº Erick, fiquei feliz em partes quando li a matéria, acredito que santarém terá o melhor nome da história para lhe representar.Mas por outro lado perderá um dos melhores médicos desse país. Parabéns, por dizer que primeiro irá averiguar diversas situações, para depois tomar uma decisão, pois já começou bem. Sucesso!