O trabalho minucioso realizado pelo coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil – CONDEC, Joelino Teles dos Santos (Cupijó), o deixou perplexo, ao detectar que centenas de famílias estão com suas casas em situação de risco iminente de desabarem a qualquer momento. Afirma o servidor que, caso em caráter urgente, não seja tomado nenhuma providência por parte das autoridades, os problemas tendem evoluir. Segundo o titular, o diagnósticos estatístico foi realizado com muito critério, culminando na constatação de 781 casas, cujas pessoas que lá habitam estão à mercê da própria sorte.
Salienta Cupijó, que, ao longo dos anos, por falta de políticas públicas habitacionais, muitas famílias, algumas vivendo abaixo da linha da pobreza, foram obrigadas a construir suas respectivas moradas em lugares perigosos. Ou seja, às proximidades de morros, região serrana e encostas. Daí, portanto, volta-se a preocupação dos declives sofrerem o fenômeno da erosão, abrindo crateras, deslizamento podendo desencadear em tragédias.
Em entrevista concedida à nossa redação, Cupijó informou que está confeccionando com muito critério, um relatório anexado com documento fotográfico, o qual será encaminhado às autoridades, para que essa problemática seja resolvida no menor espaço de tempo possível. Alerta também que, diante da gravidade em questão, existe uma imperiosa necessidade da realização de um grande mutirão dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), no sentido de oferecerem condições dignas de moradia, as famílias, ali ameaçadas, caso contrário, oportunamente poderão sofrer grandes prejuízos e trágicos acontecimentos.
REALCE – Nesta semana excepcionalmente divulgamos uma belíssima construção, cuja obra edificada pelo Governo Municipal, destinar-se-á ao laser de cidadãos da melhor idade. Dentre outras utilidades do empreendimento, objetiva oportunizar cidadania e práticas de atividades culturais voltadas para os programas dos nossos irmãos da terceira idade.
Destaque para as tecnocratas: Lena Ribeiro (da SEDUC) em recente visita no município de Alenquer, com a Secretária de Finanças e Planejamento da PMA, Alda Luz. Em sintonia, as servidoras públicas buscam equacionar os problemas no setor educacional, e delinear metas, que venham oportunizar e propiciar melhorias para a educação, a nível Municipal e Estadual.
Por: Hemenegildo Garcia