Máquinas da Prefeitura prestam serviço a particulares
O clima político em Oriximiná está efervescente. O fato é que o noticiário político também surge com destaque, muitas das vezes nem sempre positivo à administração municipal. Esta semana, agricultores, pequenos empresários e vereadores denunciaram que empreiteiras contratadas para fornecimento de matéria-prima a ser usada na construção das torres do linhão que levará a energia da UHE-Tucuruí (PA) até Manaus (AM), passando pelos municípios da Calha Norte do Amazonas, estão utilizando máquinas e funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Convidado a prestar esclarecimentos à sociedade, o secretário Alfeu Santo Carpeggiani acusou o vereador Toninho Picanço (PSDB) de se beneficiar indevidamente, durante oito meses, com o aluguel de uma caçamba da Prefeitura. Descontrolado, o Vereador foi até a Seinfra, invadiu o gabinete do Secretário e tentou agredi-lo fisicamente. Pelo celular, testemunhas transmitiram os acontecimentos ao radialista Hamilton Souza, que narrou tudo ao vivo. Depois de todo o barraco – pasmem! – o Vereador tucano (simplesmente?), desistiu de assinar o pedido de CPI para esclarecer os fatos.
O episódio chocou a população, que promete fazer uma manifestação em frente à Seinfra, com baldes de água, sabão e escovões, para uma lavagem simbólica da calçada da Secretaria comandada há 12 anos pelo engenheiro Alfeu Santo Carpeggiani.
Envolvido em acusações de corrupção, o secretário municipal de Infraestrutura de Oriximiná, Alfeu Santo Carpegianni, está em apuros. Uma equipe do Programa Ariuca em Revista (SBT-TV Ponta Negra) flagrou equipamentos da Prefeitura a serviço da exploração particular de seixo, na região da BR-163 conhecida como estrada do BEC, no ramal do Copaíba. O excelente estado do ramal do Poção, que leva até a fazenda do titular da Seinfra, contrasta com trechos próximos às propriedades de seus desafetos. Os colonos reclamam dos serviços que estão sendo executados em benefício de protegidos e do que não é feito em prol da população. Na Câmara Municipal, já foi protocolado requerimento de CPI para investigar as ações do Secretário. E a denúncia já foi encaminhada ao MPF.
Por: Carlos Cruz