Cras e Secretaria de Saúde fazem atendimento em Novo Paraíso
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Secretaria de Saúde, formaram uma equipe que visitou a comunidade Novo Paraíso, na BR-163, no dia 31 de março. O objetivo da visita foi levar atendimento aos moradores, uma vez que se trata de uma localidade distante da sede municipal.
A coordenadora do CRAS, Simone Braga, esteve acompanhada da psicóloga Adriana Oliveira, que ministrou uma palestra sobre ABUSOS SEXUAIS, um tema que hoje em dia afeta milhares de crianças e adolescentes.
A Psicóloga foi sucinta em explicar o que deve ser observado em uma criança ou adolescente quando se tem suspeita de casos de abusos sexuais, quais são as atitudes que devem ser tomadas pelos pais ou responsáveis e lembrou que na maioria dos casos o agressor pode ser pessoa bem próxima ou mesmo da família.
A palestra foi assistida por mais de 120 pessoas da comunidade e localidade vizinhas, as quais ouviram atentas e fizeram perguntas, o que mostrou interesse pelo assunto.
Simultaneamente os profissionais da saúde, enfermeiro Rafael, nutricionista Fernanda e a técnica de enfermagem Neném, atenderam no posto de saúde da comunidade. Segundo o relatório de atendimento, mais de 50 pessoas foram atendidas pela equipe. A iniciativa gerou satisfação por parte das pessoas que foram atendidas pelas equipes da saúde e do CRAS e pediram que atitudes como estas, sejam repetidas por outros serviços, uma vez que a comunidade está localizada distante da sede do Município.
Campanha de combate a tuberculose –No mês de março a Secretaria Municipal de Saúde/IEC/MS realizou Campanha Mundial de Combate a Tuberculose. A Campanha foi realizada através dos Agentes Comunitários de Saúde com realizações de palestras, distribuição de panfletos, busca ativa e encaminhamentos de pessoas suspeitas para a Unidade de saúde. O dia “D” Mundial de Combate a Tuberculose foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde. No encontro foi realizada palestra ministrada pela enfermeira Minelvina Carlos, brincadeiras, distribuições de brindes e panfletos informativos sobre o que é tuberculose, como é transmitida, quais são os sintomas e como prevenir.
O objetivo da Campanha foi estimular e sensibilizar toda população placaense sobre a importância da prevenção de doenças e principalmente quando o assunto é Tuberculose.
Jornal O Impacto