Defesa Civil decreta situação de emergência em Itaituba

A Defesa Civil de Itaituba entrou com pedido de Situação de Emergência ao prefeito Valmir Clímaco em virtude do aumento do nível do rio Tapajós, que passou de 9 metros, 1,1 metro acima do normal, o que já pode ser considerado crítico.
52 famílias já estão desalojadas. O coordenador da Defesa Civil municipal, Pedro Dias, ressalta que todas as medidas necessárias já foram tomadas, tendo em vista que no Terminal Hidroviário a água já está cobrindo a plataforma superior, onde ocorre o embarque e desembarque de cargas e passageiros.
“Estamos monitorando o nível das águas e acompanhando o que, até agora, só tem sido uma evolução do problema. Já preparamos um relatório que será encaminhado à Defesa Civil do Estado, para o caso de haver necessidade de apoio do governo estadual”, assegura o Coordenador Local da defesa civil Pedro Dias.

Em Itaituba, foram detectados 7 pontos considerados críticos, que estão sendo submersos pelas águas. Os considerados mais grave são Vila Nova, Vila Caçula, Distrito de Miritituba, Lagoa dos Patinhos, Santo Antônio e parte da Liberdade. “Já estamos desenvolvendo algumas ações em socorro às famílias que vivem nessas áreas. A Prefeitura de Itaituba já se colocou à disposição da Defesa Civil para oferecer toda logística necessária para as pessoas que forem vítimas das enchentes
Por: Nazareno Santos