Manauara/Século é a grande campeã da Copa Ouro de Futsal
Ela já é considerada a maior disputa esportiva na modalidade Futsal no estado do Pará, numa competição que conseguiu nas 17 rodadas concluídas na noite de sábado, dia 30 de abril, lotar (com venda de ingressos esgotados) as arquibancadas do Ginásio Municipal.
Uma prova inconteste do crescimento vertiginoso, segundo Ivan Araújo, da TV Tapajoara, coordenadora do evento, é que o investimento dos clubes se tornou elevado, em alguns casos passando dos cinqüenta mil reais, com a vinda de atletas federados de outras regiões para reforçar as equipes.
Na noite de sábado a Copa Ouro de Futsal 2001 chegou ao seu final, num jogo acirrado entre as equipes do Hay Fay (que eliminou o Trovão Azul) e Manaura Século Papelaria (que levou a vaga ganhando do América Itafrigo).
O jogo começou movimentado com perigo de gol a todo momento, quando Diego (artilheiro da competição com 22 gols) abriu o placar fazendo Manauara/Século um a zero. Aos 10 minutos, Diego novamente assinala mais um gol aumentando para dois a zero. Mas o Hay Fay, após jogadas de velocidade com várias investidas perdendo gols ou esbarrando na categoria do goleiro do Manauara, acabou numa bela finta de Miséria diminuindo para dois a um, num forte arremesso, Esse foi o placar do primeiro tempo.
Para o segundo tempo as duas equipes apostaram em contra-atraques rápidos ou chutes constantes de longe. O Hay Fay nos primeiros minutos, do segundo tempo tentou sufocar a Manauara, através das investidas rápidas de Pita que levou perigo por várias jogadas. Mas o craque da Copa Ouro Futsal, Cristiano Silva ou PITA, driblou dois zagueiros do Manauara e empatou num chute rasteiro sem chances ao goleiro da Manauara/Século. Placar: dois a dois, que persistiu até o final do segundo tempo.
Na prorrogação de dez minutos, divididos em dois tempos de cinco, os times não conseguiram ampliar o placar do jogo, apesar de várias chances surgidas tanto para a Manauara quanto para a Hay Fay. O jogo foi decidido nos pênaltis com a equipe da Manaura/Séculos Papelaria se consagrando campeã da copa ouro 2001 quebrando a hegemonia do Trovão Azul, bi-Campão na disputa, mas que esse ano ficou em quarto lugar.
A Manauara/Século tornou-se campeã atuando com Ronilson no gol, depois Leandro; Pedro, Diego, Mário, Cleiton, Wendel, Edinho, Silvinho, Breno, Alan e Edvaldo. O técnico foi Jonathas Cléo Soares, auxiliado por Dany. Jonatas é professor de educação Física na FIT de Santarém e foi contratado para dirigir a Manauara na Competição. A solenidade de entrega do troféu e premiação às equipes tanto da Copa de Novos quanto principal ocorreu no próprio Ginásio, onde o prefeito Valmir Clímaco se fez presente prestigiando e entregando os prêmios.
Por: Nazareno Santos