Carregadores denunciam más condições no porto
Um dos locais que deveria ser um dos mais propícios a prática de turismo, por servir como porta de entrada da cidade, além de embarque e desembarque de cargas e passageiros, em Santarém, não está tendo o devido cuidado por parte do poder público. O Porto da Praça Tiradentes, mais parece uma armadilha para quem utiliza o local, como carregadores, passageiros e visitantes. Tripulantes de embarcação são obrigados a improvisar vias de acesso para passageiros e cargas em suas embarcações, pois no porto, seja na balsa flutuante ou mesmo em terra firme que na verdade não passa de areia pura, não existe infra-estrutura adequada no local.
Os carregadores que trabalham no local sofrem tanto com a falta de condições para exercer a profissão junto aos clientes, como também com a concorrência desleal feita por carregadores clandestinos, que sujam o nome da classe. Jonas Branches, presidente da Associação dos Arrumadores e Carregadores, espera que a Prefeitura possa colocar ordem no local. “Este porto é improvisado, mas até agora não se tem uma definição se vai continuar no local ou se mudará”, disse o carregador. “A gente espera por uma decisão e por um porto melhor, que nos dê melhores condições de trabalho”, disse Branches.
Enquanto isso não acontece, o jeito é ter que pular por cima de cargas, pisar na lama e na água, para poder embarcar. E ainda ter que conviver com os carregadores clandestinos, que infernizam o trabalho dos “sindicalizados” e roubam os passageiros. Até agora, ninguém por parte das “autoridades competentes” se manifestou para pelo menos tentar resolver esta situação.
Por: Carlos Cruz
E o serviço é muito caro.