Comunidade católica repudia coordenador do Sintepp

 

Católicos defendem Dom Capistrano e criticam coordenador do SINTEP

A comunidade e Pastoral Católica distribuiu à Imprensa de Itaituba uma nota de repúdio contra o Coordenador do Sintepp, professor Isaac Dias, onde numa ampla exposição de motivos, faz a defesa do Bispo Dom Capistrano que recentemente deixou a Prelazia passando o cargo para o atual Bispo Dom Vilmar Santin.

A nota em resposta a críticas feitas pelo Coordenador do Sintepp, que no programa de rádio da entidade, na Rádio Comunitária Alternativa FM, teceu comentários e críticas afirmando que o Bispo Dom Capistrano era omisso em relação às questões sociais de Itaituba, estando sempre ausente dos grandes debates nos assuntos mais freqüentes.

 

Nota de repúdio diz que Isaac Dias é contraditório e seu discurso é vazio

O texto diz contra Isacc que as críticas contra o Bispo são falsas e tendenciosas, já que o bispo jamais se opôs que as lideranças da igreja católica se envolvessem em questões sociais. A nota de repúdio diz, ainda, que Dom Capistrano sempre apoiou manifestações em prol da comunidade local e regional, entre elas a campanha do projeto de Lei Ficha limpa, Comitê de Combate à corrupção e péla ética na política, além da presença de lideres religiosos católicos que participam do Conselho Tutelar, Saúde e comitês de debates sobre barragens e hidrelétricas.

Para os redatores da nota de repúdio, Isaac Dias expressou, em suas críticas, uma insatisfação pessoal e isolada com falsa proposta de liderança que visa somente vaidades pessoais. Ressalta, ainda, que se o Coordenador do Sintepp tem um programa na Rádio Comunitária deve agradecer a Igreja Católica e ao Bispo da Prelazia, Dom Capistrano, que não mediu esforços para fazer investimentos de recursos financeiros e recursos humanos, através de lideranças da Igreja, concretizando assim um grande projeto de comunicação e dando oportunidade para que a população possa expressar suas necessidades comunitárias, contribuindo para o desenvolvimento da região.

A nota destaca, ainda, que a maior prova de que o professor é contraditório e tem discurso vazio, é que se utilizou de um programa da própria Igreja Católica para fins de manifestação política partidária, e mesmo sem comunicação prévia aos seus apresentadores criticou o governo municipal e outras entidades. Mesmo assim, não foi rechaçado ou repreendido pelo Bispo.

Fechando o texto, a nota afirmou que é digno de repúdio o comportamento de pessoas que perseguem a ética do capital em detrimento da ética profissional que se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação nos meios de comunicação. Esperamos que a partir de agora o referido representante dos Trabalhadores da Educação Pública de Itaituba, professor Isaac Dias, se paute em assuntos de interesse real da classe o qual representa.

Por: Nazareno Santos

Um comentário em “Comunidade católica repudia coordenador do Sintepp

  • 11 de maio de 2011 em 13:49
    Permalink

    Gostaria de observar que tais afirmações contidas na Nota de Repúdio, são inverdades e estas sim tedenciam a partidarização. É valido ressaltar que o SINTEPP é uma das entidades sócio-fundadoras da Rádio Comunitária e lutou incansavelmente para que a referida rádio fosse instalada. Além disso, o programa não é beneficie da Igreja Católica, pois o SINTEPP contribui mensalmente com a Rádio, nosso Programa é independente, o que responsabiliza a Entidade por qualquer ato ou fala que “prejudique” alguém. Com relação, ainda a Nota emitidada pela Igreja Católica, ressalto que sou membro da Igreja Católica, e que em momento algum fui informada de tal ação. Fica a interrogativa, quem é a Igreja Católica: seus fiés ou dois representantes de Pastorais, ou ainda pessoas que se rotulam como representantes da Igreja. Não me refiro aqui aos padres que assinaram, pois talvez desconheçam de fato o que realmente está acontecendo. O certo é que já houve em Itaituba situações muito mais constrangedoras, em que um padre foi esbofeteado por um politico e nenhum momento a Igreja repudiou.
    Há nesta nota uma nítida intenção de denegrir a imagem do Coordenador SINTEPP e isso sim busca tendenciar e tirar o foco do que de fato está ocorrendo no municipio, que é o descaso do governo municipal.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *