É tempo de Jaraqui!
É chegada a época do pescado que virou símbolo do município de Óbidos. O tradicional Jaraqui, peixe de pequeno porte, mas muito saboroso e apreciado na mesa dos obidenses e da região.
A sua aplicação como símbolo do município Pauxis, deu-se através do Projeto de Lei do então vereador na época Hugo Ferrari. A partir de então, criou-se também o tradicional Festival do Jaraqui, que acontece no início de junho, onde a piracema está no seu auge. Piracema na linguagem tupi quer dizer “saída dos peixes” e é justamente nesse período que os jaraquis saem para a desova.
Já teve ano de o pescado falhar no festival, a natureza nem sempre é exata e, ainda mais com a devastação promovida pelo homem, aí que se torna mais vulnerável mesmo.
Na época do jaraqui, a frente da cidade de Óbidos se torna um palco de pescaria, formando um espetáculo a parte. São centenas de canoas cruzando o rio em busca do delicioso pescado. As tarrafas cortam o vazio e mergulham nas águas barrentas do Amazonas, emergindo com dezenas de jaraquis. Já teve ano em que se vendia dez jaraquis por um real e o comprador ainda ganhava uma pitada de sal.
A época da pesca do jaraqui já está chegando e bom apetite a todos.
A FESTA DO JARAQUI EM ÓBIDOS
É a natureza mostrando a sua exuberância em frente à “Cidade Presépio” com a chegada da piracema do Jaraqui, o “Peixe Símbolo de Óbidos” – Lei de autoria do vereador Hugo Ferrari -, fazendo acontecer o “Festival do Jaraqui” promovido pela “Associação Cultural Obidense” – ACOB – e idealizado pela Professora Idaliana Marinho de Azevedo, uma lutadora em preservar as nossas tradições culturais.
Fonte: Folha de Óbidos