Ex-vice-Governador enaltece vitória do Estado do Tapajós

Odair Corrêa

Em carta endereçada à nossa redação, o ex-vice-governador Odair Corrêa, mostra toda sua alegria ao ver aprovado pela Câmara Federal o projeto para a realização do plebiscito sobre os estados do Tapajós e Carajás. Odair Corrêa conta que travou uma árdua luta de 23 anos para que esse momento se tornasse realidade. Veja a carta, na íntegra:

Caros amigos(as) e companheiros(as),

Finalmente conseguimos uma grande vitória para a região. Aprovamos o plebiscito para a criação do Tapajós e Carajás. Uma luta de 26 anos, dos quais tivemos participação efetiva em 23 desses anos. Foi uma luta significativa, incluindo aqui, a efetiva participação do Senado da República, através do nosso amigo e baluarte senador Mozarildo Cavalcante, que previu a necessidade da emancipação territorial dentro da nossa região. Antes, o ex-deputado Hilário Coimbra também fez sua participação, aprovando o projeto na Comissão de Justiça daquela Casa. Também os deputados: Gabriel Guerreiro, Benedito Monteiro e Paulo Roberto Matos, estes que foram constituintes.

Todos nós ganhamos com essa vitória. Uma luta suada, que trará muitos benefícios para a Amazônia e para o Brasil. Pois somos potenciais em riquezas. Falta apenas administrarmos melhor o nosso meio regional.

É claro que vamos passar por um plebiscito, que é possível acontecer este ano, em outubro/novembro. Mas será uma ação muito forte de todos nesse sentido. É possível passarmos, só depende de nós para o Carajás e Tapajós. Na Câmara Federal tivemos à frente das articulações, o deputado Giovanni Queiróz e o deputado Lira Maia, que acompanhados de vários apoiadores obtiveram essa vitória.

Portanto, vejo-me hoje com o coração alegre, contente, porque sei que nosso trabalho durante todos esses anos foram dedicados a esse projeto, com o intuito de vitória sim! Mas principalmente com o desejo na busca de uma vida melhor para o nosso povo, para a nossa gente ribeirinha e também do planalto no Baixo Amazonas.

As cidades do Oeste paraense devem trabalhar agora unidas no sentido de votarmos e aprovarmos o plebiscito para o Estado que tanto sonhamos. Acreditamos na garra e no amor, na fibra, no altruísmo e no carinho de todos para com a região. 

A HORA É AGORA, PLEBISCITO JÁ!!! TAPAJÓS JÁ!!! CARAJÁS JÁ!!!

Odair Corrêa.

Veja também uma carta de outro lutador pelo Estado do Tapajós

Para analisarmos as ações para o futuro. A realidade mudará: “de fato, para, de direito”.

Não apenas nós que lutamos há quase trinta anos, quando o Prof. Brandão iniciou os “Estudos Preliminares” que nos levaram a propor a criação do Estado de Carajás. Todos estão de parabéns…  Naquele momento o Iluminado Professor pesquisava, e eu tive a satisfação de estar ao seu lado,discutindo, concordando, discordando, ajudando-o, datilografando grande parte de seus estudos, cuidando da ilustração, desenhando mapas e tudo que fosse necessário para contribuir com os estudos mencionados. 

Daquele tempo até o presente momento tive prazer de acompanhar cada passo de todo esse processo, registrando cada acontecimento, articulando, ajudando a criar a Comissão Brandão, ajudando a instalar a mesma nos municípios componentes deste tão sonhado Estado. Viajando para todos os municípios, para Belém, para Brasília, e onde fosse necessário. Fazendo reuniões, palestras, debates, entrevistas em jornais, rádio e televisão, atendendo estudantes, conversas entre amigos, na rua até mesmo com muitos por nós desconhecidos, mas que por razão desta luta nos conheciam, realizando estudos, negociando espaço comercial em mapas do Estado de Carajás para levá-los ao conhecimento popular, adesivando carros, tudo isso e muito mais acabaram se transformando num ideal de vida, uma campanha constante diuturnamente, durante longos anos sendo perguntado, sendo questionado nas ruas e agora sendo parabenizado.

A emoção é muito grande e faz voltar um filme da nossa vida e lembrar minuciosamente de cada companheiro, uns que já partiram desta vida, outros que se mudaram, foram embora, outros que cansaram e desistiram, até mesmo os poucos que mudaram de lado, dos que se mantiveram firmes até hoje, mesmo em alguns momentos pagando caro pela sua determinação e empenho neste objetivo, nesta luta. Uma legião de heróis, valentes e destemidos que em cada momento desta árdua luta contribuíram de forma determinante para chegarmos onde estamos hoje. Construindo uma nova história do nosso Brasil, desta parte do Brasil tão esquecido e abandonado.

Nenhum é menos importante. Lembro de todos com muito carinho. A história que estamos fazendo acontecer e que estamos escrevendo com certeza fará justiça a todos, pois com toda nobreza souberam doar de coração para a realização do maior projeto para transformar e desenvolver esta rica e tão pobre região em breve num dos mais abençoados Estados da nossa Nação… Pátria Brasileira… 

Com um forte abraço do amigo,

José Soares. 

Um comentário em “Ex-vice-Governador enaltece vitória do Estado do Tapajós

  • 12 de maio de 2011 em 15:16
    Permalink

    CRIAR ESTADOS NA REGIÃO NORTE É NACIONALIZAR A AMAZÔNIA.
    NÂO HAVERÁ PREJUÍZO AO BRASIL E SIM MAIS INVESTIMENTOS NA REGIÃO
    Quero parabenizar o senador Mozarildo Cavalcanti, pela coragem de levantar um problema de segurança nacional e pensar em criar um pólo de desenvolvimento e segurança nacional. Essa região é absolutamente esquecida por nossas autoridades, um região onde vivem milhares de brasileiros que foram condenados ao isolamento e deixados em uma zona de fronteira sem a devida vigilância de fronteira. O desmando e a falta da presença do poder público nessa região fragilizada ao narcotrafico. Não se justifica em nosso país termos o Estado do Amazonas maior que muitos países vizinho ao Brasil, inclusive países da Europa e termos Estados pequenos como Alagoas e Sergipe.È preciso criar o Estado de Solimões para que essas cidades do extremo oeste do Amazonas sejam acolhidas com a presença do poder público. Assim como o Estado do Tapajós será uma realidade futura, o estado do Solimões também deve ter sua devida atenção

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 12:26
    Permalink

    O problema é que quando o Sr. Odair Correa era vice-governador do governo do PT ,ele esqueceu da luta pelo estado do Tapajós.
    Isso tem um preço…

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 11:35
    Permalink

    LUTA MESMO ODAIR,QUE POUCA GENTE CONHECE…
    NINGUÉM CONHECE O ODAIR CORRÊA ANTES DO EX-GOVERNADOR? EU CONHEÇO E ADMIRO ESSA LUTA…CONTINUE LUTANDO

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 10:28
    Permalink

    Que mal caráter? só podia vim deste político de meia tigela como esse ex-governador pau mandado que nada fez pelo oeste do Pará, agora depois muita luta vem dizer que ajudou, conversa pra boi dormir.

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 09:17
    Permalink

    Quando ele era vice não fez nada por santarém, nem por ninguém, nem lutou pela criaçaõ dos estados do tapajos e carajas, agora que está desempregado quer aparecer com responsável por essa luta. ele perdeu uma grande oportunidade de lutar quando era pau-mandado, digo, vice governador. espero que o helenilson seja diferente e enfrente os políticos que são contra a criação do estado. ele (helenilson) poderá ser o 1º governador do estado do tapajós, para isso tem que mostrar competência agora. é um excelente teste para ele, a população está atenta ao seu mandato.

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 22:03
    Permalink

    Palhaço, este ex de tudo, porque nada fez para Santarém, quando de carona chegou por acaso ao cargo de vice governador, agora quer se promover a quê? aqui em Stm nem para Vice Presidente de bairro consegue ser eleito.

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 18:33
    Permalink

    Este daí….hahaha…quem é esse cara?? Ele ainda anda pelas ruas de Santarém cercado de mil seguranças??…hahaha…esse defunto da cova não sai!!…não sai meeesmoo…

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 16:20
    Permalink

    Gente! Esse odair é cara de pau mesmo, o cara entrou no governo do Estado e disse de publico que o Estado era coisa pra depois que nao era interessante agora dar prosseguimento.

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 15:35
    Permalink

    Apareceu o outro pai da criança!!!! Esse ex- vice é uma figuraça. Podia trabalhar num programa humorístico, q tal???

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *