Gente nossa de sucesso

Rubem Márcio

Rubem Márcio Sousa Chaves, Santareno, atualmente residente em Manaus é formado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), espelialista em Tecnologia Multimidia (UFAM), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão da Inovação Tecnológica (Unicamp). Ja desenvolveu projetos para clientes como Nokia (Brasil e Finlândia), Siemens (Brasil e Alemanha), Renault, Vivo, TIM, Oi, Amazônia Celular, Disney, Telemig Celular, Telcel (Mexico), Movistar (Mexico), BenQ, MTV, Shopping Cidade Jardim, Unilever, dentre outros.

Atualmente é Gerente de Projetos do #projetofuturo (Nome provisório do novo projeto que será lançado em breve no Brasil e nos EUA).

    Jorge Serique:Fale-nos de seu trabalho de inovação na área de móbile?
 

Rubem Márcio:Desde o inicio da faculdade de design sempre atuei em área novas. Em 2000 ja trabalhava com internet, e por volta de 2004 ja estava trabalhando com Design de Interface / Interação. Ainda não se falava muito nessas áreas no Brasil. Tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa (Quality Software) que desenvolvia projetos pra outros países fora do Brasil. Até aí, minha experiência se resumia a projetos de internet (sites, intranets, etc) e alguns projetos freelances pro Instituto Nokia de Tecnologia na área de temas pra celular. Na Quality comecei a trabalhar a fundo com projetos mobiles e projetos de interface pra TV Digital (Em 2005 falava-se muito pouco ainda no Brasil sobre isso). Ja em 2006 me mudei para São Paulo para trabalhar no Instituto Nokia de Tecnologia, que ficava localizado dentro do escritório da Nokia. Isso abriu uma oportunidade muito grande, pois comecei a desenvolver vários projetos tanto pro Brasil como pra fora. em 2008, meu chefe tinha feito um MBA em Gestão da Inovação pela Unicamp e me recomendou que fizesse, pois sempre estiva antenado com o que acontecia de novo na área de tecnologia e redes sociais. Em 2009 eu também fiz o MBA.

    JS: Como está a evolução na área de telefonia no que diz respeito às Redes Sociais?

RM: Veja só, hoje as gigantes de telefonia (Nokia, Apple, RIM, SAMSUNG, etc) chegaram a uma conclusão: “Os usuários (clientes) não vão mais brigar pelo melhor aparelho, mas sim, pelo conteúdo embarcado nele”. Pensando dessa forma, as empresas buscaram desenvolver cada vez mais soluções de conteúdo (aplicativos) para o dia a dia do usuário. Com o uso cada vez mais da internet pela população, popularizou-se serviços que antes só tinhamos na internet e agora estavam em qualquer lugar com o uso do telefone. As redes sociais acompanharam esse crescimento. Com a convergência digital cada vez mais teremos essa integração através de “N” aparelhos da vida real com a vida digital.

    JS: Qual sua análise do estudo da convergência digital com a televisão e com a mídia e quais seus desafios?

RM: Na semana, após o casamento do principe William foi publicado uma pesquisa que apontou que muito mais pessoas viram o enterro da Princesa Diana do que o seu casamento. Com esse resultado percebe-se que não foi menos pessoas que viram, mas sim, uma descentralização da mídia. Quando houve o enterro da princesa Diana a internet era muito menos difundida. O poder da televisão era muito maior. E hoje ele é bem menor. Cada vez mais o modelo de televisão tradicional vai ficando obsoleto, principalmente com os novos serviços de tv pela internet surgindo. O poder hoje, está na mão do usuário. Ele decide onde quer ver a notícia e como ele quer ver a notícia. O usuário deixou de ser um mero espectador e hoje faz parte do espetáculo. Cada vez mais exigente. E criar conteúdo pra esses usuários será o grande desafio.

    JS: Como está sendo estas influências da  evolução tecnológica na  comunicação humana? E como ferramenta na inclusão social?

RM: Veja o que o orkut fez no Brasil e o que o facebook está fazendo no mundo. A inclusão digital no Brasil não vem ocorrendo através do uso de computadores como se pensava, mas sim através dos telefones celulares (cada vez mais inteligentes). Antes o telefone era apenas usado para ligações. Hoje, ligamos, enviamos mensagens, tiramos fotos, acessamos emails, sites, nossas redes sociais, usamos GPS, pagamos contas, utilizamos para ler códigos de barras, para acionarmos os comandos das nossas casas, para carregarmos nossos documentos digitais, etc. Uma infinidade de coisas. Olha o twitter (serviço de microblogging), simplesmente tornou a comunicação instantânea entre todos. Veja o exemplo do assassinato do Bin Landen. Um homem, twittou (termo do twitter quando alguém posta alguma coisa na rede social) sobre uma ação que estava acontecendo proximo de sua casa (sem saber o que era) antes mesmo que qualquer jornal no mundo tivesse publicado algo. Isso aconteceu no Brasil também, quando um jovem começou a postar mensagens no twitter sobre a invação da polícia do Rio no Complexo do Alemão. Estamos diante de uma revolução na comunicação. Cada vez mais pessoas estão conectadas. Isso esta sendo refletido em todas as areas. A tendência é continuarmos cada vez mais conectados. 

    JS: Você desenvolve atualmente vários projetos no Brasil e no exterior, principalmente Estados Unidos. Pode falar sobre estes projetos, adiantar o que está por vir de interessante nesta sua área de atuação? 

RM: Não posso comentar muita coisa, mas o que posso falar é que estamos desenvolvendo algumas aplicações tanto pra internet como pro celular que serão parte do dia a dia das pessoas. Em breve vamos lançar o nosso primeiro projeto. Tenho certeza que todos serão usuários. 

  Bate- Bola

  ** Família: Minha Base

  ** Fé: Imprescindível

  ** Internet: Meu dia a dia

  ** Tecnologia x Educação: Um desafio que encaro todos os dias

  ** Qual o superpoder que gostaria de ter? Ver o futuro.

By Jorge Serique

Um comentário em “Gente nossa de sucesso

  • 13 de setembro de 2011 em 14:43
    Permalink

    Se você tivesse esse super poder de prever o futuro, com certeza estaria conosco hoje meu amigo, lembro de quando nos encontramos no dia do vestibular pra UFAM, dos jogos de basquete, só de lembrar dá saudade! imagine sua familia como não deve estar. É uma pena, pois a violência aqui em Manaus está cada dia pior, não há mais respeito pela vida, qualquer briga de trânsito pode findar em morte. Moro no parque 10, na minha rua já perdi as contas de quantos assaltos fiquei sabendo. Minha família inclusive foi vítima dos bandidos. Estamos vivendo um momento de desamor e estupidez. daqui a pouco seremos prisioneiros de nossas próprias casas, devido o medo do mundo violento lá fora….

    Resposta
  • 8 de setembro de 2011 em 00:22
    Permalink

    Uma perda irreparável para a tecnologia e humanidade… meu amigo era muito inteligente, mas sua principal característica era a alegria.. que Deus possa lhe receber de braços abertos… Vá com Deus..
    “Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar..”

    Resposta
  • 8 de setembro de 2011 em 00:19
    Permalink

    Se ele tivesse mesmo o super poder de ver o futuro… grande santareno que deixa seu legado construido com esforço… esta junto de Deus pela violência e crueldade de pessoas sem um minimo de senso… Parabéns por ter reconhecido o talento sem saber que isso tudo aconteceria..

    Resposta
  • 6 de setembro de 2011 em 12:00
    Permalink

    Continue a brilhar muito no céu…seu lugar!

    Resposta
  • 3 de julho de 2011 em 23:27
    Permalink

    Parabens, Rubem! É sempre bom ver um paraense de Santarem brilhando em outras terras, principalmente no Amazonas…
    Um grande abraço,
    Decio Viana

    Resposta
  • 15 de maio de 2011 em 08:56
    Permalink

    jorge esta sandra e atal de elisabeth,sao igual a muitos ai em santarem que não conseguem se livrar do provincianismo continue as suas entrevistas elas são nota mil,enquanto as elisabeth e sandras sao notas zero a esquerdas.parabens e diga não ao atrazo.santarem e terra de gente intelectual,bonitas e hospitaleras os buracos são meros detalhes trabalhei nesta cidade ,espero na minha aposentadoria morar ai e parabens perola peos teus 350 anos.te amo!

    Resposta
    • 18 de maio de 2011 em 10:34
      Permalink

      Obrigado, Ricardo! Continue lendo que coisas boas, virão!

      Resposta
  • 13 de maio de 2011 em 08:46
    Permalink

    esta elizabeth não e´aquela simpatica funcionaria do cerimonial da pms

    Resposta
  • 13 de maio de 2011 em 01:55
    Permalink

    Tudo na vida, que e feito com Empenho e dedicação, brilha.Portanto Rubem Márcio nada mais esta colhendo o sucesso de um talento exclusivamente dedicado.muito sucesso e felicidades meu amigo.

    Jorge parabéns pela excelente entrevista.

    Resposta
    • 13 de maio de 2011 em 10:59
      Permalink

      Obrigado Vinicius! Valeu!

      Resposta
  • 12 de maio de 2011 em 14:13
    Permalink

    esta sandra deve ser eleitora do TIRIRICA ou ouvinte assidua do rota cinco

    Resposta
  • 12 de maio de 2011 em 14:11
    Permalink

    chamar esta entrevista de baboseira vc me desculpe mas vc é uma boba e bote boba nisto.

    Resposta
  • 12 de maio de 2011 em 14:03
    Permalink

    SANDRA VC DEVE SER UMA DELAS POIS CONHEÇO UMA QUE E PIOR DO QUE LINGUA DE JAMBU SANTAREM E TERRA DE INTELECTUAL NÃO FALE BESTEIRA ,MAS SE GOSTAS DE FOFOCA LE A COLUNA DO JARDINEIRO OU ASSISTE O TV FAMA ,TEM CADA UMA OU ENTAO VAI TOMAR UMAS NA GARAPEIRA YOIRANGA…FUI!

    Resposta
  • 12 de maio de 2011 em 10:12
    Permalink

    Desnecessárias entrevistas Gosto de saber fofocas da sociedade aq em santarém nao tem intelectual para ler essas baboseiras de entrevista

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 22:13
    Permalink

    Me surpreendo a cada entrevista feita pelo Jorge. Parabéns por mais essa!!!

    Resposta
    • 12 de maio de 2011 em 09:58
      Permalink

      Obrigado meu grande mestre dr. Edilan!

      Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 13:35
    Permalink

    PARABENS NOSSO AMAURY JUNIOR PELA SUA ENTREVISTA

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 13:32
    Permalink

    enquanto isto o JARDINEIRO virou aspone de viuvas e divorciadas,já vou estou com pressa pois vou comer um churrasquinho de gato na esquina,viu como sou chic.

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 12:37
    Permalink

    Obrigado Jorge pela entrevista. Foi um prazer compartilhar minhas experiências com o seu público. Obrigado pessoal pelo feedback. E Leandro, se me convidarem, com certeza irei com o maior prazer. Qualquer coisa, fiquem a vontade pra me seguirem no twitter @rubemchaves ou no facebook http://www.facebook.com/rubem Abs!

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 11:11
    Permalink

    Entrevista interessante e atual. Abordou muitos pontos cruciais da tecnologia. Não podemos viver sem ela!
    Jorge vc e eespecialista em entrevistas. Se fosse vc deixava o colunismo social e dedicava só a entrevistas. Este é seu grande diferencial! Vc é um colunista eclético.

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 10:42
    Permalink

    Jorge muito boa essa entrevista, ainda mais que Tecnologia cada vez mais está em alta e ainda mais que o Rubem Márcio é fera no assunto.
    Já estamos pensando em trazer ele para semana academica …
    Parabens pela entrevista

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 22:36
    Permalink

    Nem li a entrevista so fiquei olhando esse colirio do Rubem Marcio

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 21:37
    Permalink

    Boa entrevista! Poderia sair tbm no impresso para que todos os estudantes possam ler pois nossa cidade já é universitária e com polos de redes de computadores e TI.

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 18:00
    Permalink

    Não gostei!!! Mto grande essa entrevista. Difícil de ler!

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 17:43
    Permalink

    Uma verdadeira aula! Parabéns, Jorgito que nos surpreende c suas entevistas maximas! Este é o seu diferencial!

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 17:30
    Permalink

    Atualíssima! Parabéns!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *