UFOPA realiza seminário do Prodocência
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza na próxima quinta-feira, dia 12 de maio, o 1º Seminário do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), destinado à apresentação do projeto institucional “Laboratório Educacional Interdisciplinar: um caminho de integração da formação ao trabalho docente”. Voltado à comunidade acadêmica e aos professores das escolas parceiras, o evento será realizado, a partir das 9 horas, no Auditório Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon, bairro do Caranazal, em Santarém (PA).
Destinado aos estudantes dos cursos de licenciatura da UFOPA – Biologia, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Física Ambiental – o projeto “Laboratório Educacional Interdisciplinar” busca desenvolver a formação teórico-prática inicial dos licenciandos através de um conjunto de propostas e ações experimentais que proporcionem novas perspectivas de atuação profissional para os discentes. O objetivo é aproximar os licenciandos da realidade do trabalho nas escolas públicas de educação básica, de maneira a ambientá-los nas comunidades escolares.
“O Laboratório Educacional Interdisciplinar objetiva a experimentação de inovações educacionais nas licenciaturas envolvidas, através de práticas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, a serem realizadas pelos docentes e alunos da UFOPA e professores das escolas parceiras”, explica a Diretora de Ensino da UFOPA, Profa. Dra. Solange Ximenes. “Com essa proposta, pretendemos contribuir para a profissionalização de docentes, através da aproximação entre a Academia e as escolas de educação básica e do desenvolvimento de ações que reflitam o compromisso com a formação acadêmica, ética e cidadã dos licenciandos e dos professores da educação básica envolvidos”.
Vinculado ao Prodocência, o projeto é coordenado pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED), e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), através da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), da Secretaria Municipal de Educação de Santarém (SEMED). A iniciativa já possui 18 alunos selecionados para atuarem como monitores em seis escolas da rede pública da microrregião de Santarém: Escola Prof. Aluísio Lopes Martins, Escola Fernando Guilhon, EEEM Anexo São Felipe-Cipoal, Escola Indígena Prof. Antônio Souza Pedroso-Borari, Escola Quilombola São Sebastião e Escola Princesa Isabel.
Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Diretoria de Educação Básica Presencial do Ministério da Educação (MEC), o Prodocência é um programa nacional que visa melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da Educação Básica.
Fonte: Ascom/UFOPA