Tambaqui Gigante é pescado em Alenquer‏

Foto do portal alenqueragora.com

Isso não é história de pescador. O senhor conhecido pelo pré-nome de Jacó, pescador há 35 anos, despretensiosamente colocou uma malhadeira para “pegar a janta”, como costumam dizer os pescadores, e foi surpreendido ao encontrar “malhado” na rede, um gigante tambaqui de 39 quilos, nas águas do rio Surubiú que banha a cidade de Alenquer, na localidade conhecida como Fazendinha.

O peixe chamou a atenção da curiosidade dos ximangos. O prêmio rendeu ao pescador “sortudo” a importância de R$ 480,00.

O peixe era tão pesado, que Jacó não conseguiu colocá-lo sozinho para dentro da pequena canoa. O arreio não era especial pescar grandes peixes. Trata-se de uma malhadeira comum nas pescarias de rotina.

A admiração é porque, apesar de durante o defeso não haver o cumprimento da proibição da captura de espécies como o Tambaqui, em período de desova, um animal conseguiu sobreviver e crescer até  esse tamanho, sem ter sido capturado precocemente.

Seu Jacó ainda não sabe como vai gastar o dinheiro, mas estava emocionado ao ser indagado pela imprensa local. “Eu nunca pensei em pegar um peixe tão grande assim, nos meus 35 anos de pescador”, comemorou

O registro mais curioso de tambaquis gigantes, ainda é um exemplar pescado na cidade de Juruti, que pesava 42 quilos. O peixe chegou a ocupar as primeiras páginas dos jornais da capital, pois foi levado pelo então prefeito Isaias Batista. Um mimo oferecido à então primeira dama, e leiloado durante uma exposição com a participação de vários municípios,promovida pela Secretaria de Bem Estar Social do Estado, e que tinha cunho  filantrópico.

Apesar da pesca indiscriminada, os gigantes das águas amazônicas ainda dão o ar de sua graça, como que pra dizer, como ainda moramos em uma região rica em pescados.

Por: Carlos Cruz

5 comentários em “Tambaqui Gigante é pescado em Alenquer‏

  • 17 de novembro de 2022 em 22:35
    Permalink

    Na verdade, digo com toda a certeza, que o Sr. WARWICK VIANA PARÁ, não era pescador, ainda que fosse, certamente seria com orgulho, ele era comerciante, da cidade de Juruti. A história é ainda mais longa rsrs. O Sr. Warwick tinha um grande amigo pescador, o mesmo se chamava “Salico”, era fiel ao “Seu Wick”. Como o seu Wick fornecia os arreios de pesca a “Salico”, todo peixe que pescava era dividido com “Seu Wick”. O Salico pescou esse Tambaqui de 42 kg e, como de costume, levou até o “Seu Wick”, que tinha um irmão, o Denizar, que soltou o bizú ao então prefeito, ficou sabendo do pré histórico peixe e resolveram expor em uma feira de municípios, na capital paraense.

    Resposta
  • 18 de março de 2019 em 16:02
    Permalink

    JARDEL MIRO DANTAS DE SOUZA

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2012 em 20:28
    Permalink

    acho que o senhor Isaias Filho se enganou com o ano, pois o Vick Para morreu em 1996. “COMO ELE PODE TER RESSUCITADO PARA PESCAR UM PEIXE?”

    Resposta
  • 18 de maio de 2011 em 10:29
    Permalink

    poxxxa porque vcs nao colocaram a foto do nosso amigo jacó,com peixe que ele pescou .
    estava ansiosa para ver .

    Resposta
  • 16 de maio de 2011 em 17:13
    Permalink

    Acredito que essa historia não é de pescador,no ano de 2000, quando participavamos das feiras do municipios implantado pela Snra. Elcione Barbalho prmeira dama do Estado, hoje Dep. Federal, no então Governo so saudoso Ex. Governado Hélio Gueiros, nosso municipio de Juruti,eramos Prefeito na época apresentamos um Tambaqui de 43KLG.pescado pelo snr.Wick Pará,e apresentado pelo seu irmão Denizar Tavares Pará, e snr.Gumercindo Menezes, foi um sucesso na Capital do Estado, virou manchete no jornal “O Liberal”,na primeira pagina, esse Tambaqui, foi comprado pela primeira dama do Estado, Prof.Terezinha Gueiros,muitos coriosos foram conferir de perto o gigantesco TAMBAQUI de 43 kilos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *