Prefeitura de Itaituba decreta situação de calamidade pública em Miritituba
A Prefeitura de Itaituba decretou situação de calamidade no Distrito de Miritituba, na manhã de segunda-feira, 16, em virtude do acidente ocasionado pelas intensas chuvas, iniciadas por volta 03h, que causaram deslizamento de encostas, com soterramento de residências e pessoas, além de danos ao patrimônio público e prejuízos a particulares.
De acordo com a Defesa Civil foram registrados 10 vítimas, entre elas, 6 feridos em grave estado e 4 óbitos, que foram dois rapazes ainda não identificados no ponto 1, encostamento do bairro Buritizal; a adolescente de 13 anos, Franciele Souza Lopes, no ponto 2, na Primeira rua de Miritituba; e mais uma pessoa que ahvia sido transferida para Santarém, mas não resistiu e morreu.
Além de técnicos da Defesa Civil, a ação de resgate contou com apoio do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, o 53° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), IBAMA, Polícia Rodoviária Federal, Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRI), Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (SEMINFRA), Enfermeiros e equipe do SAMU, além e moradores da localidade, entre outros.
O prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, garantiu que foram providenciadas botas, materiais para escavamento, alimentação e água tanto para os voluntários na ação quanto para os moradores do Distrito. Os trabalhos de busca foram finalizados por volta de 15h, e cerca de 100 homens que auxiliaram as buscas dos corpos das vítimas soterradas foram liberados.
Após o encerramento das buscas, a Defesa Civil, uma equipe do Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil iniciaram os trabalhos de remoção das famílias que ainda correm risco, além de efetuar o cadastramento dos moradores para que sejam levados para as áreas de habitação com mais segurança.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itaituba, Pedro Dias Pinto, ainda na tarde de segunda-feira, foi realizado a avaliação oficial do ocorrido, com o objetivo de que sejam tomadas as providências cabíveis no que diz respeito ao Distrito de Miritituba, no Estado do Pará.
ATENDIMENTO ÀS VITIMAS – Na manhã de segunda-feira, 10 pessoas foram encaminhadas para Santarém, entre elas, um jovem que sofreu diversas escoriações pelo corpo. Ele foi conduzido por volta das 14h para o para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), apresentando grave estado de saúde. Já outras 06 pessoas permaneceram no Hospital Municipal, em Itaituba.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de 150 famílias serão retiradas do local para serem alojadas em dois prédios: Uma parte na Escola Integração Nacional, no distrito de Miritituba, e outros moradores no Ginásio Poliesportivo de Itaituba.
A Prefeitura de Itaituba afirmou que deverá adquirir um terreno em Miritituba, para construir novas casas, com o intuito de remanejar as famílias que perderam suas residências, assim como para as que terão que deixar suas moradias, por se localizarem em áreas de risco de novos desabamentos. O IBAMA adiantou que vai ceder parte de madeira apreendida, para ser usada na construção das novas casas.
Por: Manoel Cardoso
Infelizmente só hoje fiquei sabendo do que aconteceu na minha querida comunidade, qostaria de saber onde posso ta buscando maiores informacoes do acontecido? Sou filho da terra e estou atualmente morando e traballhando em brasilia-df, em março estava de ferias e passei alguns dias no distrito de Mirititua, tenho muitos amigos por lá, sendo varios deles moradores do vila do buritizal.
O descaso com Miritituba não é de hoje, sempre sofremos com a falta de infra-instrutura, saude, educacção e segurança… o que ocorreu ja era previsivel e o pior ainda estar por vim, pois a encosta de frente para o Rio Tapajos, me lembro que ja causou mortes pro volta de 1986 e é uma area critica, no entanto a autoridade politica do nosso municipio fica brigando pra saber quem vai ficar no poder e esquece de fazer sua obrigação que é de guarda pela qualidade de vida daqueles que os elegeram.
Fica aqui meus pesames a todos os familiares.
Aproveito o momento pra pedi pela apoio a criação do Estado do Tapajos e a emanciapacao de Miritituba para municipio, so assim vamos ser capazes de revitalizar e fazer nosssa pequena comunidade se tranformar em um lugar onde tais catastrofes poderam se evitadas.
Cledson Fernandes de Lacerda
Brasilia – DF 10/06/2011
Aqui mesmo no site
E uma tristeza, espero que prefeito aponte uma solução para pessoas que ficaram sem casas, que deputado hilto aguir utilize sua influencia para tentar ajudar!!!