Senado decide – Toda população do Pará vai se pronunciar sobre o plebiscito

Flexa Ribeiro

No caso de realização do plebiscito que pode desmembrar o Pará para o surgimento de outros dois novos Estados – Carajás e Tapajós – toda a população do Estado poderá se pronunciar a respeito do assunto durante o referendo. Isso porque, por unanimidade, o colegiado da Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem (18) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que acaba com a dúvida que existe quanto à interpretação da Constituição Federal sobre o tema.

Pelo artigo 18, parágrafo quatro da Constituição Federal, o termo para definir a abrangência da consulta está definido como “população diretamente interessada”. O mesmo artigo também trata da fusão, incorporação e criação de novos municípios, e para esse caso, a legislação define que será consultada toda a população do município. Essas designações são consideradas imprecisas por especialistas e poderia dar margem a interpretações divergentes, como a de que apenas a população das regiões do Carajás e do Tapajós deveriam ser ouvidas. Pela emenda à Constituição aprovada pela CCJ, o impasse acaba e fica regulamentado que todos os cidadãos do Estado mencionado devem ser consultados por meio do plebiscito.

O relator da PEC, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), deu voto favorável à proposta e afirmou durante seu voto que a PEC é fundamental para se eliminar qualquer dúvida sobre os brasileiros que deveriam necessariamente ser ouvidos em um plebiscito do gênero. Agora, se a matéria não receber mais emendas, ela segue para análise da Câmara dos Deputados.

Comissão – No dia 2 de junho, Zenaldo Coutinho, atual chefe da Casa Civil da governadoria, e a Associação Comercial do Pará (ACP) inauguram o comitê que fará campanha contra a divisão do Estado. A cerimônia de inauguração será às 18 horas, na sede da ACP, onde funcionará a comissão. “A partir daí vamos iniciar reuniões, debates com as lideranças e difundir, multiplicar os comitês de bairros e comitês municipais, fazendo com que haja uma grande corrente em defesa do Pará grande e forte”, enfatizou o tucano.

Supremo – O deputado estadual do Pará Celso Sabino de Oliveira (PR) entrou com um pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) contra os projetos dos plebiscitos sobre o desmembramento do Estado. No começo do mês, a Câmara aprovou a realização de plebiscitos para a criação dos Estados de Carajás (sul e sudeste) e Tapajós (oeste). No caso de Carajás, será promulgado um decreto legislativo e o plebiscito terá de ser feito em seis meses. O projeto que prevê um plebiscito sobre Tapajós voltará para o Senado.

Sabino quer a suspensão da tramitação dos projetos enquanto não houver um “estudo técnico” sobre a questão. O deputado afirma que não se calculou o quanto será gasto com os plebiscitos e com a estrutura dos novos Estados. A relatora do processo é a ministra Ellen Gracie.

Fonte: No Amazônia

Um comentário em “Senado decide – Toda população do Pará vai se pronunciar sobre o plebiscito

  • 3 de junho de 2011 em 21:40
    Permalink

    DEIXEM O POVO DO ESTADO CARAJÁS E TAPAJÓS EXISTIREM, DEIXEM QUE ELES REALIZEM SEUS SONHOS. TODO MUNDO TEM O DIREITO DE SER FELIZ, NÓS PRECISAMOS DISSO.

    Resposta
  • 3 de junho de 2011 em 21:37
    Permalink

    ESTES POLÍTICOS DE BELÉM SÃO TRAIDORES, EU VI PESSOAS QUE EU AMAVA MORRER POR FALTA DE HOSPITAIS QUE PRESTASSEM NA REGIÃO SUL DO PARÁ, AGORA TUDO QUE EU PEÇO É QUE O POVO DE BELÉM NOS DEIXEM SER LIVRE, IMAGINEM AS OPORTUNIDADES QUE TEREMOS, CONCURSOS PÚBLICOS, MAIS OPORTUNIDADES DE EMPREGO. PRA NOSSA REGIÃO.

    Resposta
  • 20 de maio de 2011 em 22:37
    Permalink

    PELA DIVISÃO! Primeiro pela Democracia, se perdermos, As Armas Homens! Um dia fechamos a BR, outro queimamos a SEFA, no outro fogo na SEMA, e assim vamos revolucionando, Tapajós não pode ficar com mais 300 anos no atraso. Fora PARÁ!

    Resposta
  • 20 de maio de 2011 em 17:12
    Permalink

    Manda qualquer um cidadão que more em Belém viver no Oeste do Pará…os caras estão fazendo a maior briga, mas não sabem o quanto sofrem a população do oeste com a falta de políticas públicas para a região. É só mensurar pelas visitas do Governador a região…povinho de Belém e circunvizinhanças, aqui no Oeste falta tudo o que vcs têm de sobra ai, exemplos: segurança, políticas para a saúde, educação e por ai vai…grande senador Flexa Ribeiro e Dep. Zenaldo Coutinho, grandes traidores. Lembro que na campanha o Zenaldo pediu para um certo político montealegrense que não alertasse a população para o fato de ele ser contrário a divisão do Pará…claro perderia votos dos bobocas do oeste.

    Resposta
  • 19 de maio de 2011 em 18:02
    Permalink

    VAMOS TODO MUNDO PRA RUA PROTESTAR CONTRA ESSA SITUAÇÃO DE CONSULTAR TAMBÉM A CAPITAL, QUEM TEM QUE SER CONSULTADO É O POVO DE CARAJÁS E TAPAJÓS!!!!! QUEM ESTÁ DIRETAMENTE ENVOLVIDO NA QUESTÃO….

    Resposta
  • 19 de maio de 2011 em 15:00
    Permalink

    E impressionante como agora, o Oeste do Pará está sendo lembrado constantemente pelos políticos do contra. Infelizmente é para fazer com que continuemos oprimidos. Que povo egoista!. Se eles estao na região metropolitana numa boa, entao o resto que se dane. Acoooooooooooooorda, senhores politicos do contra, voces tambem tem votos no Oeste do Pará. Nao queremos mais do que voces tem, so queremos ter o mesmo que voces.Se voces olhassem mais pra nós, não estariamos querendo criar nosso proprio estado. A maioria de voces, só veem a gente em epoca de politica, ou seja, de quatro em quatro anos. Perguntem pro Governador e pro senador quantas vezes eles vieram em Uruara, por exemplo. O que mandaram pra nós?
    Chega de descaso, precisamos do poder publico pertinho de nos, para que escutem nosso “grito”, nosso pedido de socorro.!!!
    Até a vitoria!!!
    VIVA O ESTADO DO TAPAJOS!!!

    Resposta
  • 19 de maio de 2011 em 14:39
    Permalink

    Os TUCANOS estão sempre metendo o bico na democracia do Oeste do Pará. Isso é bom para acertar bem no meio da orelha dos que votaram e fizeram campanha para o jatene.

    O psdb fará de tudo contra a divisão do Pará e novamente o povo se lascou.

    Resposta
  • 19 de maio de 2011 em 10:58
    Permalink

    Uma tremenda traição, é essa proposta do Senador Flexa Ribeiro, ficamos numa situação muito dificil de reverter, os outros dois uma é contra o outro é também do PSDB, ou seja vamos ter que lutar contra tudo e todos, mas com muita Fé em Deus a hora é essa, vamos a luta povo do Tapajós.

    Resposta
  • 19 de maio de 2011 em 09:33
    Permalink

    “PARÁ” GRANDE SIM… FORTE COMO E PRA QUEM?
    A MAIOR ARRECARDAÇAO DO ESTADO É DE DO SUL E OS MENORES INVESTIMENTOS DO GOVERNO VEM PARA O SUL…

    Resposta
  • 19 de maio de 2011 em 09:32
    Permalink

    É preciso que senador aliado do Tapajós e Carajás faça proposta de alteração desta emenda do senador flexa para haver modificação na redação, pois é injusto e desigual que a maioria da população,no caso nosso, da capital e região metropolitana de Belém decida,já que em numeros são maioria. Não podemos ficar dominados pelos dominadores e exploradores da capítal paraense.
    O momento é agora.

    Resposta
  • 19 de maio de 2011 em 08:44
    Permalink

    EITA Q O POVO AQUI DO OESTE VAI TER Q GASTAR E BEM COM CAMPANHAS PUBLICITARIAS PRA LUTAR CONTRA O POVO DE BELÉM…EU É Q VOU GOSTAR.HEHEHE

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *