Dia mundial do combate ao fumo é comemorado no Município
Em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Fumo (31 de maio), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Secretaria de Assistência Social de Placas, promoveu na tarde de terça-feira atividades especiais para conscientizar a população sobre os malefícios do fumo.
A ação educativa aconteceu no Clube Sertanejo. O Dia de Combate ao Fumo é um marco para que, em todo o mundo, as pessoas possam discutir e se conscientizar sobre os malefícios do cigarro.
Sob a coordenação da pedagoga Lucimar Torres (assistência social) e Lucelita Lopes Castro (secretaria de saúde) as pessoas presentes foram instruídos sobre os prejuízos causados pelo cigarro à saúde. Eles também foram informados sobre como os fumantes passivos são prejudicados.
O alerta foi dado durante uma palestra ministrada pelo o enfermeiro Rafael. “O fumante passivo, ou seja, aquele que inspira a fumaça do cigarro é um dos mais prejudicados”. O fumo passivo é o maior causador de doenças respiratórias em crianças. Por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde, morrem 50 mil pessoas devido ao fumo passivo. Esta informação deixou várias pessoas perplexas, uma vez que são dados reais.
Também na oportunidade, o enfermeiro Rafael deu uma palestra sobre “Mortalidade Materna” uma vez que a Secretaria de Assistência Social tem um programa voltado para mulheres grávidas e este era um dos públicos presentes no encontro.
Outra participação ativa foi de estudantes da escola Tancredo Neves, que ouviram atentamente a palestra e fizeram perguntas sobre os assuntos abordados. No término do encontro houve sorteio de brindes doados pelas secretarias de Assistência Social e Saúde, bem como foi servido um lanche a todos os participantes.
Jornal O Impacto